The lyric singers voice: the effect of the application of a motor coordination development program based on Piret and Béziers / Voz do cantor lírico: efeitos da aplicação de um programa de desenvolvimento da coordenação motora baseado em Piret e Béziers

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A coordenação motora é a capacidade de organização do movimento no tempo e no espaço. Essa organização decorre da integração entre o comando cerebral e as unidades motoras dos músculos e articulações. As respostas motoras acontecem em cadeias musculares, onde um estímulo aciona um músculo e este por sua vez aciona um segundo e assim sucessivamente. Parte-se da noção de que a voz cantada não é resultado de um único órgão, mas sim, de um conjunto de estruturas que se coordenam. Objetivo: investigar os efeitos da aplicação de um Programa de Desenvolvimento da Coordenação Motora (PDCM), elaborado pelo pesquisador, baseado em Piret e Béziers, na voz do cantor lírico. Método: esta pesquisa contou com a participação de cinco cantores líricos profissionais. Os cantores executaram uma ária de ópera, de livre escolha, que foi filmada e responderam sobre a propriocepção ao cantar, pré e pós-intervenção. Durante um mês se submeteram ao PDCM, que priorizou a estruturação do sistema reto e o sistema cruzado. As filmagens foram enviadas para nove juizes profissionais (fonoaudiólogos, fisioterapeutas e professores de canto) e três leigos. Os Juízes fizeram análise perceptivo-auditiva e visual, para avaliar a integração corpo e voz dos cantores. Os cantores, após assistirem as duas filmagens fizeram autoavaliação. Resultado: na avaliação dos juízes: mezzo-soprano melhorou a projeção da voz e os gestos corporais ficaram livres; baixo melhorou a projeção da voz e a respiração; soprano(b) melhorou a projeção da voz e os gestos ficaram mais livres; tenor melhorou a ressonância e os gestos ficaram mais livres; soprano(a) melhorou a projeção da voz e os gestos ficaram mais livres. Segundo relato dos cantores, os exercícios do PDCM garantiram maior percepção da tensão muscular durante o canto e isso possibilitou melhor controle dos gestos. Conclusões: os ajustes posturais, oriundos da execução dos exercícios da coordenação motora, garantiram maior abertura da caixa torácica e melhoraram as condições da respiração dos cantores, durante o canto, isso favoreceu a verticalização da ressonância e a projeção da voz

ASSUNTO(S)

fonoaudiologia cantores coordination canto singing voice voz cantada treinamento da voz body coordenação capacidade motora corpo

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