Canaaes Brasil Histaria E Cratica
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1. As imagens discursivas do brasileiro nas canÃÃes de Gonzaguinha / The discursive images of the Brazilian in songs of Gonzaguinha
Nosso trabalho objetiva analisar as imagens discursivas do brasileiro presentes em doze canÃÃes de Gonzaguinha. Ao desenvolvermos este estudo, pretendemos verificar que imagens sÃo essas, como se constituem, que efeitos de sentido provocam e, com isso, mostrar como determinadas imagens podem se consolidar e se perpetuar atravÃs de uma prÃtica discursiva
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/04/2011
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2. A ruptura da narratividade tradicional nas cenas enunciativas das canÃÃes do tropicalismo / The breach of tradicional narrative in the enunciative scenes of tropicalism songs
This work aims at showing how the tropicalist text breaks with the structure of traditional texts. For that purpose, we characterize the traditional narrativity and show how this rupture happens in the tropicalist positioning through the description of the procedures used in the non-structuring process of tropicalist texts as well as the factors that create
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/08/2010
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3. A construÃÃo de uma identidade nacional a partir da metadiscursividade em sambas de 1929 a 1945 / The constitution of a national identity on the basis of metadiscursivity in sambas composed between 1929 and 1945
Nesse estudo, investigamos de que forma se configura a construÃÃo do fazer metadiscursivo frente à constituiÃÃo de uma identidade nacional em sambas produzidos no perÃodo compreendido entre 1929 e 1945. A escolha do corpus justifica-se pelo expressivo uso do recurso da metadiscursividade pelos sujeitos discursivos dos sambas em anÃlise, alÃm de ser e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/04/2010
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4. Os forrozeiros e seu outro feminino: a constituiÃÃo discursiva de estereÃtipos da mulher em canÃÃes de Luiz Gonzaga, Jakson do Pandeiro e Dominguinhos / Les forrozeiros et son autre feminin: la constituition discursiv du stÃreÃtypes de la femme dans des chansons de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro et Dominguinhos.
Este estudo tem como objeto principal as constituiÃÃes estereotÃpicas femininas emergentes no posicionamento dos forrozeiros (especificamente em canÃÃes de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos). Seu objetivo à investigar as estratÃgias discursivas do sujeito para construir, no seu universo de sentido, imagens femininas valorizadas que, por
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/09/2008
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5. No Tom da CanÃÃo Cearense: do RÃdio e TV, dos Lares e dos Bares na era dos Festivais (1963-1979) / In the Tone of the Pertaining to the state of Cearà Song: of Radio and TV, of the Homes and the Bars in the age of the Festivals (1963-1979)
Este trabalho busca, atravÃs das entrevistas e fontes escritas, narrar a HistÃria de um movimento cultural e musical que se originou em Fortaleza, nos anos 60, envolvendo o rÃdio, o teatro, as artes plÃsticas e a polÃtica, especialmente a relaÃÃo, mÃsico e mÃsica, suas experiÃncias de vida e condiÃÃo social. A confluÃncia de movimentos culturais
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/01/2007
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6. "O pop nÃo poupa ninguÃm": relaÃÃes discursivas entre o Pop Rock e a "pÃs-medernidade"
Esta dissertaÃÃo parte da concepÃÃo de que o discurso literomusical (COSTA, 2001) Ã um discurso que serve de referÃncia para os sujeitos, como legitimador de verdades e disseminador de maneiras de como eles se relacionam com a realidade, com os outros sujeitos e com a prÃpria identidade. Neste trabalho, a mÃsica contemporÃnea, especificamente o pop
Publicado em: 2007
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7. CaracterizaÃÃo discursiva da Bossa Nova no discurso literomusical brasileiro / Discursive Characterization of Bossa Nova in the Brazilian Popular Music Discourse
In this research; we investigate the main discursive characteristics of the Movement called Bossa Nova in the Brazilian Popular Music discourse in the music of JoÃo Gilberto; AntÃnio Carlos Jobim; VinÃcius de Moraes; Roberto Menescal; Carlos Lyra; Ronaldo BÃscoli and Newton MendonÃa; Our theoretical support is the one of the French Discourse Analysis, a
Publicado em: 2007