Os forrozeiros e seu outro feminino: a constituiÃÃo discursiva de estereÃtipos da mulher em canÃÃes de Luiz Gonzaga, Jakson do Pandeiro e Dominguinhos / Les forrozeiros et son autre feminin: la constituition discursiv du stÃreÃtypes de la femme dans des chansons de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro et Dominguinhos.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

05/09/2008

RESUMO

Este estudo tem como objeto principal as constituiÃÃes estereotÃpicas femininas emergentes no posicionamento dos forrozeiros (especificamente em canÃÃes de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos). Seu objetivo à investigar as estratÃgias discursivas do sujeito para construir, no seu universo de sentido, imagens femininas valorizadas que, por sua vez, correspondem Ãs disposiÃÃes Ãticas dele no discurso. A justificativa decorre do argumento de que a anÃlise Ãtico-discursiva, na possibilidade dialÃtica da relaÃÃo entre sujeito e sociedade, especificamente na apreensÃo do feminino no posicionamento, proporciona uma melhor compreensÃo do que estamos considerando etos projetado, ou seja, projeÃÃo das imagens de si (sujeito discursivo) em imagens construÃdas e projetadas num terceiro (neste caso, em imagens femininas nas canÃÃes). Nesta pesquisa, estamos considerando etos projetado as imagens femininas valorizadas emergentes nas canÃÃes e que, por um lado, materializam-se em estereÃtipos do tipo mÃes-de-famÃlia, donas-de-casa, mulheres-honestas etc., por outro, antagonizam com imagens desvalorizadas como mulher-namoradeira, mulher-interesseira, mulher-fatal, mulher-macho, entre outras. Esses estereÃtipos sÃo (assim como as imagens do sujeito) ancorados num mundo Ãtico socialmente construÃdo. Uma anÃlise dos representantes selecionados acrescenta dados empÃricos à hipÃtese sobre as pretensÃes (e efetivaÃÃo) constituintes do discurso literomusical em nossa sociedade (COSTA, 2001), à perspectiva mangueneauniana dos discursos constituintes (MANGUENEAU e COSSUTA, 1995), alÃm de corroborar, em termos mais gerais, com a eficÃcia de conceitos, como dialogismo, interdiscursividade, intertextualidade e, em termos mais especÃficos, posicionamento, investimentos cenogrÃfico, lingÃÃstico e Ãtico (MAINGUENEAU, 1997, 2001, 2005; COSTA idem), escolhidos para embasamento teÃrico dessa pesquisa. Tendo este estudo natureza qualitativa, criamos um dispositivo teÃrico-analÃtico para traÃar o perfil estereotÃpico feminino, cuja apreensÃo se deu a partir de trÃs critÃrios: a) estereÃtipos construÃdos pela designaÃÃo direta do referente (nome prÃprio); b) estereÃtipos construÃdos pela designaÃÃo genÃrica feminina do co-enunciador; e c) estereÃtipos construÃdos pela designaÃÃo indireta do referente (3 pess). Utilizaremos alguns procedimentos intertextuais, como referÃncia e alusÃo, imitaÃÃo captativa e subversiva (COSTA, idem); e interdiscursivos, alÃm dos jà referidos anteriormente (etos, cenografia, etc.), ainda, cenografias validadas, gÃneros, entre outros, numa reelaboraÃÃo deste Ãltimo autor. Estamos dividindo esta pesquisa nas seguintes partes: 1. Pressupostos TeÃricos: em busca do discurso e do sentido; 2. OpÃÃes metodolÃgicas; 3. AnÃlise. 3.1 Os saberes do masculino construindo as representaÃÃes do feminino; 3.2 O investimento topogrÃfico e a construÃÃo do feminino; 4. ConsideraÃÃes finais.

ASSUNTO(S)

linguistica discurso literomusical estereÃtipos posicionamento discours littÃro-musical stÃrÃÃtypes positionnement gonzaga,luiz,1912-1989 - crÃtica e interpretaÃÃo jackson do pandeiro,1919-1982 - crÃtica e interpretaÃÃo dominguinhos,1941- - crÃtica e interpretaÃÃo anÃlise do discurso mulheres na mÃsica forrÃ(mÃsica) - histÃria e crÃtica canÃÃes - brasil,nordeste - histÃria e crÃtica

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