Bumba Meu Boi
Mostrando 13-21 de 21 artigos, teses e dissertações.
-
13. Tema e variantes do mito: sobre a morte e a ressurreição do boi
O texto indaga sobre a presença e o sentido de processos míticos relacionados ao folguedo do boi, em uma abordagem de inspiração estruturalista. A primeira parte trata de desconstruir a difundida idéia de que o folguedo do boi corresponderia, ou teria correspondido em suas supostas origens, à encenação de um auto. Argumento que essa crença é um not
Mana. Publicado em: 2006-04
-
14. O Bumba meu boi como fenômeno estético
Este estudo propõe articular uma discussão entre os conceitos de corpo, estética e educação, situando-os no cenário das danças tradicionais especificamente no Bumba-meu-boi do Maranhão. Parte da proposição de que o Bumba-meu-boi maranhense, assim como, outros folguedos tradicionais, reúnem elementos constitutivos que configuram uma linguagem esté
Publicado em: 2006
-
15. Catirina, o boi e sua vizinhança : elementos da perfomance dos folguedos populares como referência para os procesos de formação do ator
Esta pesquisa tem como objetivo a observação, investigação e aplicação de princípios presentes no fazer dos brincantes dos folguedos e festas da tradição popular brasileira, que podem se constituir referências para o processo de formação e criação do ator. Como estudo de caso, o trabalho propõe a brincadeira do Bumba-meu-boi, da forma como é
Publicado em: 2006
-
16. Catirina, o boi e sua vizinhança: elementos da perfomance dos folguedos populares como referência para os procesos de formação do ator
Esta pesquisa tem como objetivo a observação, investigação e aplicação de princípios presentes no fazer dos brincantes dos folguedos e festas da tradição popular brasileira, que podem se constituir referências para o processo de formação e criação do ator. Como estudo de caso, o trabalho propõe a brincadeira do Bumba-meu-boi, da forma como é
Publicado em: 2006
-
17. Boi-Bumba de Parintins : arte e significação
Na Amazônia, embora tendo contato com a modernidade, seus habitantes ainda conservam muito da cultura mitológica indígena e de outras, vindas com a colonização. Histórias de deuses, monstros, mulheres guerreiras, e outros entes da floresta, ainda habitam o imaginário do caboclo, do ribeirinho. Fruto de uma mescla de crenças indígenas, européias e a
Publicado em: 2005
-
18. Mito rasgado : performance e Cavalo Marinho na cena "in processo" / Torn Mith: Cavalo Marinho and Prformance in the work "In process"
A presente pesquisa visa explicitar o processo de criação de uma poética em performance, cujo roteiro apóia-se na mitologia pessoal - por intermédio da persona Joana d?Arc -, e no percurso artístico autoral, o qual se fundamenta em dois pólos: o da incursão na polifonia cênica - proposta pela Arte de Performance ? e o de vivência identitária no
Publicado em: 2005
-
19. Cultura popular e sensibilidade romântica: as danças dramáticas de Mário de Andrade
Este texto examina a noção de danças dramáticas na obra de Mário de Andrade e investiga as razões da extrema valorização do bumba-meu-boi por esse autor. Com base em uma perspectiva antropológica contemporânea, examinam-se as conexões existentes entre o uso da perspectiva etnográfica, a visão romântica da cultura popular e a busca de autenticid
Revista Brasileira de Ciências Sociais. Publicado em: 2004-02
-
20. O universo do boi da ilha: um olhar sobre o bumba-meu-boi em SÃo LuÃs do MaranhÃo
This work has as a study theme the practice of Bumba-meu-boi in the city of SÃo LuÃs; in MaranhÃo. Bumba-meu-boi as a product of human creativity; in other words; as a symbolic product; expressed through its rhythms; myths; dances; songs; colours and styles; ethos and vision of a world. In this manner; inserted in the dynamic scenery of the social and cul
Publicado em: 2003
-
21. O Ensino da Arte e a cultura popular
O presente trabalho se propõe a desenvolver uma estratégia para a utilização da cultura popular (ou de referência, do aluno) quanto ao ensino da Arte, através da aplicação dos princípios da Abordagem Triangular. As manifestações selecionadas são o Bumba-meu-Boi e o Tambor-de-Crioula da cidade de São Luís, Maranhão e, como material de apoio, a
Publicado em: 1998