O Ensino da Arte e a cultura popular

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1998

RESUMO

O presente trabalho se propõe a desenvolver uma estratégia para a utilização da cultura popular (ou de referência, do aluno) quanto ao ensino da Arte, através da aplicação dos princípios da Abordagem Triangular. As manifestações selecionadas são o Bumba-meu-Boi e o Tambor-de-Crioula da cidade de São Luís, Maranhão e, como material de apoio, a dança do Jongo das cidades de Guaratinguetá e Cunha, São Paulo. A escolha dessas manifestações deve-se ao fato de serem bastantes populares e portarem variados aspectos: coreográficos, visuais, formas de cantos, dramatizações. Além disso trazem em seu bojo elementos referentes à formação histórica, econômica, política, social, brasileira. Nelas vamos encontrar uma fonte rica em arte popular. Procuro mostrar que, apesar de as escolas, em sua maioria, terem como público alunos de classes populares, não promovem o aproveitamento desse material. O enfoque adotado é qualitativo e envolve observações de campo e experiências pessoais recentes e anteriores junto a manifestações da cultura popular. Foram efetuadas, igualmente, observações em salas de aula, entrevistas com arte-educadores e alunos de São Luís e São Paulo. Numa escola da capital paulista foi realizado um experimento visando aplicar as propostas acima mencionadas Résumé: Ce travail voule développer une stratégie pour l utilisation de la culture populaire à les classes d Arts vers l application de I abordage trianguler. Ces manifestations choisies sont le Bumba-meu-Boi et le Tambor-de-Crioula de São Luís, Maranhão et comme material d appui, Ia dance du Jongo des villes de Guaratinguetá e Cunha, São Paulo. Ces deux premiéres danses sont trop populaires et portent beaucoup d aspects choréographiques, visuels, forms de chanter, dramatizations en la région du Maranhão. Aussi, expressent beaucoups d éléments de la formation historique, economique, politique, culturelle et social brésilienne. Dans ces manifestations il y a un fontaine trop riche d Art. Malgré la plus part des éleves des écoles brésiliennes aient originaires des classes populaires - c est a dire, porteurs de Ia culture populaire - l enseignement escolaire n utilize pas sa culture. L abordage c est qualitative e comprend des recherches de champ et experiences personelles récents et anterieurs chez les groups populaires. On a réalisé aussi des observations en salles de classe, enterview chez professeurs d Art et éleves en São Luís e São Paulo. Dans une école a São Paulo on a realisé un experiment en objectivant l apllication des propostes au-dessus mencionées

ASSUNTO(S)

arte e educação cultura popular folclore - estudo e ensino

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