Brazilian Romanticism
Mostrando 1-12 de 30 artigos, teses e dissertações.
-
1. DUAS NARRATIVAS PARA O LUGAR DOS INDÍGENAS NAS ORIGENS DA NAÇÃO: A HISTÓRIA FICCIONAL DE MAGALHÃES E ALENCAR
RESUMO História e literatura exprimem sentidos ao mundo social por meio de narrativas que subsidiam a investigação histórica, com pistas fragmentárias de suas redes de interlocução social e intertextual. Em consonância com esses pressupostos teórico-metodológicos, este artigo analisa o indianismo preconizado pelo Romantismo brasileiro, por meio do
Almanack. Publicado em: 13/12/2019
-
2. Como se dizer autor na cena literária: a cenografia autoral de José de Alencar na polêmica em torno das Cartas sobre a Confederação dos Tamoios
Resumo O presente artigo procura, em novo gesto crítico fundamentado na teoria das cenografias autorais desenvolvida por José-Luis Diaz, investigar na polêmica sobre as Cartas sobre A Confederação dos Tamoios - uns dos momentos definitivos para a dinamização do campo literário brasileiro - as implicações no plano das autorrepresentações autorais,
Alea. Publicado em: 11/11/2019
-
3. ENTRE O PIANO E VIOLÃO: A MODIHA E A CULTURA POPULAR EM FORTALEZA (1888-1920). / Between the piano and the guitar: the Modinha and popular culture in Fortaleza (1888-1920).
The genre little fashion, protoformer urban popular music, grew up in a time when urgently sought a sense of national identity that, with the abolition of slavery and the proclamation of the Republic, won a new direction before the Brazilian intellectuality, translating into ideas such as Sílvio Romero, who advocated the "whitening" of racial and cultural B
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/10/2012
-
4. Estilhaços de visões: poesia e poética em Roberto Piva e Claudio Willer / Shards of visions: poetry and poetic in Roberto Piva and Claudio Willer
Esta dissertação procura interpretar a obra dos poetas contemporâneos brasileiros Roberto Piva e Claudio Willer tendo em vista a tradição que invocam em suas produções, a qual aponta para as matrizes teóricas do romantismo e se desenvolve na modernidade sendo radicalizada pelas vanguardas históricas, pelo surrealismo e pela geração beat. O texto s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/08/2012
-
5. Entre espelhos deformantes: A representação da escravidão emq uatro peças brasileiras do século XIX / Among crazy mirrors: the representation of slavery in Brazil in four plays of nineteenth century
This work observes the representation of the slavery in Brazil in the theatre of the XIX century, specially during the period of romatism in Brazil, analzing for pieces Calabar (1858), of Agrário de Meneses, Mãe (1859), of José de Alencar, Sangue limpo (1861), of Paulo Eiró, and Gonzaga ou a revolução de Minas (1867), of Castro Alves. The goal of this
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
-
6. A historiografia literária na Argentina e no Brasil. Romantismo(s) e nacionalismo / Literary historiography in Argentina and Brazil: Romanticism and national
A literatura brasileira tem sido isolada dos estudos literários (acadêmicos, críticos e historiográficos) que tentam dar conta da chamada Literatura latinoamericana. Com um enfoque comparatista da produção historiográfica literária da Argentina e do Brasil românticos, esta pesquisa tem por objeto colocar em relação direta os processos discursivos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/06/2011
-
7. Do tatu fúnebre ao lar-titú: implicações do indianismo no canto segundo do poema O Guesa, de Sousândrade / From the funeral armadillo to lar-titú: implications of indianism in the second canto of the poem The Guesa, by Sousândrade
No Canto Segundo do poema O Guesa (188?), uma das treze seções que compõe o longo poema épico de Sousândrade, destaca-se a reunião de índios com personagens não indígenas em um festim supostamente oferecido ao demônio Jurupari, na região do Alto Solimões, no Amazonas. Nessa pândega assinalada por uma dança depravada que ficou conhecida como Tat
Publicado em: 2011
-
8. O Profeta e o Chocolate: DisposiÃÃes Sociais e ApetÃncias na TrajetÃria de Josà de Alencar / The Prophet and Chocolate: Social provisions and desires in Path of Jose de Alencar
Este trabalho analisa o momento formativo da literatura brasileira, a partir do estudo da trajetÃria polÃtica, literÃria e social de uma dos seus personagens fundadores, o escritor Josà de Alencar. Procura-se realizar uma aplicaÃÃo empÃrica da teoria dos campos de Pierre Bourdieu, a partir de uma revisÃo crÃtica da mesma, mitigando os aspectos reman
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/10/2010
-
9. AMORES EXPRESSOS: NOT BELONGING NARRATIVES. / AMORES EXPRESSOS: NARRATIVAS DO NÃO-PERTENCIMENTO
This abstract presents an investigation of how the representation of the national image is established in brazilian literature, a period in literature when Romanticism and Modernism were the most remarkable. My aim is to investigate if it is possible to have closure to this cycle, since the project Amores Expressos (Companhia das Letras/RT Features) seems to
Publicado em: 2010
-
10. A place to the journal O Novo Mundo / Um lugar para o periódico O Novo Mundo (Nova Iorque, 1870-1879)
This study investigates the articles referring to the literature (fiction prose and poety) of O Novo Mundo Periódico Ilustrado do Progresso da Idade, published in New York, United States, between 1870 and 1879 for distribution and circulation in Brazil. All written in Portuguese, the newspaper was founded by José Carlos Rodrigues (1844-1923), its chief and
Publicado em: 2010
-
11. Canto da língua: Alberto Nepomuceno e a invenção da canção brasileira / Song of the language: Alberto Nepomuceno and the invention of brazilian music
Taking as its starting-point the intimate and primordial relationship between words and music, this thesis sets out to show how Alberto Nepomuceno (1864-1920), Brazilian composer from the north-eastern state of Ceará, tried for the first time, in a systematic manner, to create a body of Brazilian music aligned with the vanguard of his time.
Publicado em: 2009
-
12. Martins Pena e a crÃtica à sociedade brasileira de meados do sÃculo XIX
Thinking about the presupposition that the act of laugh can be an effective way to denounce behaviors considered unacceptable by social conventions, by moral and by ethics, this paper analyzed three plays by LuÃs Carlos Martins Pena â Os dois ou O inglÃs maquinista , O noviÃo e O diletante â trying to see the linguistics and stagesâ features used by th
Publicado em: 2009