Brazilian Popular Music
Mostrando 13-24 de 133 artigos, teses e dissertações.
-
13. Adoniran Barbosa : nem trabalho, nem malandragem / Adoniran Barbosa : neither work nor truancy
This dissertation proposes an extended treatment on the aesthetic and thematic features of songs by Adoniran Barbosa, mainly in his lyrics, which led to interest of cultural agents in the rescue of the "authentic" samba, throughout the process of redefinition of MPB (Brazilian Popular Music), from the 60?s to the late 70?s. In order to do so, the song lyrics
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
-
14. Essas pessoas na sala de jantar: espaços históricos em canções tropicalistas (1963-1973)
Tropicália diz respeito à tentativa de compreensão do Brasil e de uma identidade nacional caracterizada pela transitoriedade de tempos e espaços, de ação rizomática, de um perpétuo esgarçamento de fronteiras culturais e que ao mesmo instante age de forma sincrônica a instâncias como a da política e ao do social. A palavra criada pelo artista plá
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/11/2011
-
15. Aquarelas de um país tropical : Brasil, que país é esse? / Watercolors of a tropical country : Brazil, what country is this?
A presente tese de doutorado consiste de um estudo qualitativo de natureza interdisciplinar, ancorado na teoria da Análise do Discurso Materialista e com contribuições decisivas de trabalhos das Artes e Humanidades (em especial da História, Antropologia, Sociologia da Cultura e Música). O objetivo central do trabalho foi investigar as condições de pro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/11/2011
-
16. Sá, Rodrix e Guarabyra: os parceiros da música bonita (1965-1980)
O trio musical Sá, Rodrix e Guarabyra e o estilo musical criado por eles, o chamado rock rural, serão estudados nesta dissertação. O grupo, formado na década de 1970, teve uma trajetória artística permeada por canções que perceberam um Brasil em transformação no cenário político e social. Mediante a análise de suas canções e entrevistas, se b
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2011
-
17. O Passado Negro : a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais / The Black Memory : the embodiment of black memory of Campinas through performances of musical legacies
A crescente proliferação de grupos performáticos, que, através de manifestações culturais, divulgam "passados", convencionalmente chamados de "tradições culturais", tem rendido estudos e debates no campo da etnomusicologia em todo o mundo. Partindo da etnografia de grupos de cultura popular afro-brasileira sediados na cidade de Campinas - São Paulo,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
-
18. A canção e a cidade: estudo dialógico-discursivo da canção popular brasileira e seu papel na constituição do imaginário na cidade de São Paulo na primeira metade do século XX / The song and the city: dialogical discursive study of brasilian popular music and its role in the constitution of the imagery of the city of São Paulo in the first half of the twentieth century
Em virtude de a canção popular brasileira ser uma importante representação de nossa cultura, muitas pesquisas vêm sendo realizadas com o intuito de investigar, analisar e até avaliar nosso cancioneiro. Nesse contexto, esta tese apresenta um estudo dialógico-discursivo do gênero canção popular brasileira e de seu papel na formação do imaginário d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
-
19. Instrumentation and orchestration in nationalism: a study of four representative works of the brasilian symphonic repertoire / Orquestração e instrumentação no nacionalismo: Um estudo de quatro obras representativas do repertório sinfônico brasileiro
This research analyzes the orchestration and instrumentation of four pieces that appear within the nationalist school of Brazil, looking for its external influences, creative processes, similarities, differences and particularities. The four works are: Série Brasileira (1888-1896) by Alberto Nepomuceno (1864-1920), Choros n10 (1926) by Heitor Villa-Lobos (1
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
-
20. Aspectos semântico-discursivos no léxico da MPB: empréstimos linguísticos no percurso de Noel a Blanc / Semantical discursive aspects in the lexicon of Brazilian Popular Music - MPB: loan words in the journey from Noel to Blanc
The aim of this paper is achieving the importance of foreign expressions and their contribution to the lexical level of the language. Also, it reports the social, historical and cultural aspects and moments that those loan words have been presented in the Brazilian songbook since 1930, through a quantitative and qualitative point of view. It points out the c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/03/2011
-
21. The imaginary of Brazilian popular music
Na primeira metade do século XX observa-se no Brasil uma proliferação de canções que retratam o imaginário da época. As canções que compõem a MPB (Música Popular Brasileira), nome dado ao conjunto de sambas, chorinhos e marchas carnavalescas daquela época privilegiam três temas: trabalho, mulher e dinheiro. O trabalho é rejeitado, exaltando-se
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
-
22. Música em transe : o momento crítico da emergência da MPB (1958-1968) / Music in trance : the critical moment of the emergence of MPB (1958-1968)
O trabalho analisa o processo de modernização da música popular brasileira compreendido entre 1958 e 1968, passando pelas tendências da bossa nova, da canção de protesto, da moderna música brasileira e do tropicalismo. No decorrer desse processo deflagrou-se a sigla MPB, reconhecível a partir de 1965. O objetivo do trabalho é o de compreender a
Publicado em: 2011
-
23. Com uma canção também se luta : o negro nas letras da canção brasileira nos anos 60 e 70
Esta pesquisa trata da representação do negro nas letras de canções brasileiras, enfocando principalmente as décadas de 1960 e 1970. O objetivo principal é mostrar como as constantes identificadas na poesia negra, por Zilá Bernd, a saber: o eu enunciador, a (re)construção da epopeia, a nova ordem simbólica e a reversão de valores, também se aplic
Publicado em: 2011
-
24. A mídia e o jazz no Brasil: investigação em torno da recepção crítica dos festivais de jazz na imprensa paulistana
O objetivo desta pesquisa é levantar o registro histórico da memória da música popular no Brasil, através de um acompanhamento da cobertura jornalística que os festivais de jazz recebem na mídia impressa paulistana. Trata-se também de enfocar as relações que se estabelecem entre a crítica e a indústria cultural, mostrando como nossa memória musi
Publicado em: 2011