Brazilian Popular Music
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25. Cantando a própria história / Not informed by the author
This work intends to perform a reading of caipira music, its components and its main representative: the brazilian ten-string guitar, here approached from the standpoint of its social and musical history. In this consideration we will question some concepts, which have already been developed by other writers, on country music and its relationship to the phon
Publicado em: 2011
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26. O samba em pessoa: narrativas das Velhas Guardas da Portela e do Império Serrano / Samba in the first person: narratives from the Old Guards of Portela and Império Serrano
A presente dissertação trata das narrativas de experiências pessoais de velhos sambistas. O corpus documental é constituído de sambas e narrativas feitos por participantes dos conjuntos musicais chamados Velha Guarda da Portela e Velha Guarda do Império Serrano. As histórias de vida de sambistas e pastoras, produzidas adotando os procedimentos da hist
Publicado em: 2011
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27. A crônica-canção de Chico Buarque
Nosso trabalho investiga a assimilação de características das crônicas de escritores como Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade, João do Rio, Carlos Heitor Cony, Machado de Assis na canção de Chico Buarque.O presente trabalho focou, portanto, os estudos literários e culturais. Esses estudos prevêem a interconexão entre mídia, literatura e socied
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/12/2010
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28. É o meu parecer: a censura política à música de protesto nos anos de chumbo do regime militar do Brasil (1969-1974)
Esta Dissertação de Mestrado está vinculada à Linha de Pesquisa: História Regional, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba, o qual tem como Área de Concentração: História e Cultura Histórica. Nossa pesquisa teve como objetivo analisar, sobretudo, o uso da censura política sobre a música de protesto durant
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/10/2010
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29. Improvisação ao contrabaixo acústico com uso de arco na música popular brasileira instrumental (MPBI): estratégias de estudo e performance / Improvisational acoustic bass with the use of arc in Brazilian popular music instrumental (MPBI): study strategies and performance
O presente trabalho discute a utilização da técnica de arco na improvisação ao contrabaixo acústico na Música Popular Brasileira Instrumental (MPBI). O objetivo principal é desenvolver estratégias de estudo, através de uma breve revisão de literatura sobre a técnica de arco, sua aplicação no jazz norte americano e as características da improvi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2010
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30. Atlântida s music : the original sound score from Brazilian popular cinema in the example of Companhia Atlântida Cinematográfica, 1942/1962 / Assim era a música da Atlântida : a trilha musical do cinema popular brasileiro no exemplo da Companhia Atlântida Cinematográfica 1942/1962
Este trabalho apresenta um estudo sobre a trilha musical dos filmes produzidos pela Atlântida Empresa Cinematográfica. Nele descrevemos a trajetória da companhia e seus fundadores. Coletamos dados sobre quem foram os diretores e compositores que trabalharam nos filmes. Apontamos as influências que levaram ao estabelecimento da forma da comédia musical d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2010
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31. O QUE É QUE A BAIANA TEM? - DORIVAL CAYMMI IN THE RADIO DAYS / O QUE É QUE A BAIANA TEM? - DORIVAL CAYMMI NA ERA DO RÁDIO / O QUE É QUE A BAIANA TEM? - DORIVAL CAYMMI DANS L`ÉRE DE LA RÁDIO
This dissertation is a critical analysis of the Radio Days under Brazilian Popular Music` perspectives and those of compositor and singer Dorival Caymmi, which were collected from his work, life and personal testimony through exclusive interviews for biographical motives. Based on a bibliographical research covering the Radio Days and Brazilian Popular Music
Publicado em: 2010
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32. A historiografia da música popular no Brasil (1971-1999) / The historiography of popular music in Brazil (1971-1999)
Esta tese apresenta um estudo da historiografia da música popular no Brasil, realizada nos programas de pós-graduação em História, nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, no período delimitado entre o início da década de 1970 até o final da década de 1990. A pesquisa identifica e analisa temáticas, conteúdos, abordagens, conceitos, fontes
Publicado em: 2010
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33. Caminhos da música instrumental em Salvador. / Paths to the instrumental music in Salvador.
O presente trabalho é uma etnografia da Música Instrumental na cidade do Salvador, Bahia, Brasil. Após discutir possíveis definições do que seja Música Instrumental, apresenta uma retrospectiva da mesma no Brasil. Mostra o seu desenvolvimento historiográfico ao longo de quase trinta anos, as diversas influências sofridas e o relacionamento dos seus
Publicado em: 2010
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34. Improvisação ao contrabaixo acústico com uso de arco na música popular brasileira instrumental (MPBI): estratégias de estudo e performance / Improvisational acoustic bass with the use of arc in Brazilian popular music instrumental (MPBI): study strategies and performance
O presente trabalho discute a utilização da técnica de arco na improvisação ao contrabaixo acústico na Música Popular Brasileira Instrumental (MPBI). O objetivo principal é desenvolver estratégias de estudo, através de uma breve revisão de literatura sobre a técnica de arco, sua aplicação no jazz norte americano e as características da improvi
Publicado em: 2010
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35. A guitarra elétrica na música popular brasileira : os estilos dos músicos José Menezes e Olmir Stocker / The electric guitar in brazilian popular music : The styles of the musicians José Menezes and Olmir Stocker
O tema desta tese é a inserção da guitarra elétrica na música popular brasileira, processo que se deu de forma gradativa a partir de meados do século XX. Através do estudo dos estilos de José Meneses e Olmir Stocker, dois músicos que se dedicaram a esse instrumento, procuro compreender o modo pelo qual a guitarra elétrica não apenas foi introduzid
Publicado em: 2010
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36. A PRÁTICA DA MÍSTICA E A LUTA PELA TERRA NO MST
The Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra MST (Landless Worker Movement) has been a research aim in the most varied knowledge fields, hence evidencing its wealth and action amplitude among society. This movement has emerged in the first half of the eighties, mainly owing to the social, political and economical reality of the time, not to mention the f
Publicado em: 2010