Brazilian Cinema
Mostrando 37-48 de 169 artigos, teses e dissertações.
-
37. Eficácia política de uma crítica: Paulo Emílio Salles Gomes e a constituição de uma teia interpretativa da história do cinema brasileiro
This work aims to contribute to theoretical and methodological analysis of writing the history of Brazilian cinema. The object of this study the trilogy of articles in Cinema: the trajectory of underdevelopment regimented, the critic and historian Paulo Emílio Salles Gomes, seeks to understand the process of setting up a web interpretative history of our fi
Publicado em: 2010
-
38. Cinema brasileiro na escola pública : reconhecimento na diferença / Brazilian cinmea on public education
From the investigation of the causes of the marginalization of Brazilian cinema in its own market, taking as parameter the development of actions of a the third sector project that sought to democratize the access of national movies to the public school teachers, this research discusses on issues involving the relationship between cinema and education, highl
Publicado em: 2010
-
39. The critique of ideology in Brazilian cinema: disillusion pragmatism, cynicism / A crítica da ideologia no cinema brasileiro: desengano, pragmatismo, cinismo
Nos anos 1960, o Cinema Novo questionou a importação do modelo de produção do cinema narrativo clássico para o Brasil. A rejeição das convenções clássicas de linguagem acompanhou a afirmação de uma luta ideológica contra o status quo. Em relação estreita com o ideário da esquerda nacionalista, ao seu modo, os filmes cinemanovistas pensaram as
Publicado em: 2010
-
40. The critique of ideology in Brazilian cinema: disillusion pragmatism, cynicism / A crítica da ideologia no cinema brasileiro: desengano, pragmatismo, cinismo
Nos anos 1960, o Cinema Novo questionou a importação do modelo de produção do cinema narrativo clássico para o Brasil. A rejeição das convenções clássicas de linguagem acompanhou a afirmação de uma luta ideológica contra o status quo. Em relação estreita com o ideário da esquerda nacionalista, ao seu modo, os filmes cinemanovistas pensaram as
Publicado em: 2010
-
41. On Brazilian cinema : a portrait of director and producer Walter Salles
Walter Salles is probably the most widely known Brazilian director and producer. This article offers a portrait of his work over the last two decades as part of the cinematic and cultural changes that took place in Brazil. It starts with a historical overview of Brazilian film history and will then take a closer look at the films directed by Salles and his a
Publicado em: 2010
-
42. O poder do local : sertões nordestinos no cinema brasileiro contemporâneo / The local power : northeastern countrysides in the brazilian cinema
O Sertão Nordestino sempre permeou o imaginário do homem brasileiro por meio dos discursos que a história produziu. Vários campos discursivos, como a política, a economia, as ciências sociais e as artes, sedimentaram um universo simbólico acerca desse espaço. Logo, o cinema também contribuiu nessa simbolização, principalmente nos ciclos do Nordest
Publicado em: 2010
-
43. A música de Remo Usai no cinema brasileiro / The music of Remo Usai in brazilian cinema
Remo Usai foi o compositor que mais produziu na história do cinema brasileiro; e o único profissional especializado de sua época. Este trabalho investiga sua trajetória ao longo de 4 décadas, concentrando-se nas suas atividades durante os anos 60, período em que compôs para filmes ligados ao projeto do cinema novo e de uma produção politicamente eng
Publicado em: 2010
-
44. Filmes domésticos : uma abordagem a partir do acervo da Cinemateca Brasileira
A Cinemateca Brasileira, o maior arquivo de filmes do Brasil, há anos armazena, cataloga e conserva uma parcela de filmes brasileiros que chegou até o nosso tempo. Para que a preservação de um filme seja realizada de forma plena, no entanto, é necessário que ele possa existir para além do arquivo e que possa ser acessado pelo público geral e pelo pú
Publicado em: 2010
-
45. Os arquétipos dos mitos históricos negros no cinema nacional : uma análise na filmografia de Cacá Diegues
Estudo dos arquétipos dos mitos históricos negros, Zumbi dos Palmares e Chica da Silva, no cinema nacional. O objetivo da pesquisa é analisar como são apresentados os mitos históricos negros no cinema nacional, a partir da expressão dos arquétipos, e verificar como esses reproduzem o preconceito social quanto à raça negra no Brasil procurando, a par
Publicado em: 2010
-
46. Se podes ouvir, escuta: a gênese audiovisual de Ensaios Sobre a Cegueira / If you can hear, listen: the audiovisual Genesis of Blindness
A dissertação procede a uma investigação do processo de criação do filme Ensaio Sobre a Cegueira, através de entrevistas e recuperação de material memorial dos membros da equipe. Os materiais foram analisados segundo a metodologia da Crítica de Processos como proposto por Cecília Salles. São abordadas também as relações audiovisuais das vária
Publicado em: 2010
-
47. A quasi-ciência da vida e o sentido de realidade no filme e de filme na realidade: o bandido e o documentário no Brasil
This work is to analyze three Brazilian documentaries and investigate how effective the representation of the villain in Brazillian cinema. Starting from a context in which cultural artifacts observed in a national setting is not simplistic agent of wrongdoing, the paper studies the speeches and film tries to show that such representation would constitute a
Publicado em: 2010
-
48. Estratégias da direção: processos de realização em longas metragens brasileiros contemporâneos / Film direction strategies: filmmaking processes in contemporary brazilian feature films.
Esta pesquisa procura entender o trabalho do diretor cinematográfico brasileiro contemporâneo a partir da reconstrução do processo criativo de cinco longas-metragens realizados nos últimos anos e a compreensão das estratégias escolhidas pelos diretores para construir sua obra. Os filmes observados são: Antônia" (Tata Amaral, 2006), Cama de Gato (Ale
Publicado em: 2010