O poder do local : sertões nordestinos no cinema brasileiro contemporâneo / The local power : northeastern countrysides in the brazilian cinema
AUTOR(ES)
Diogo Cavalcanti Velasco
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
O Sertão Nordestino sempre permeou o imaginário do homem brasileiro por meio dos discursos que a história produziu. Vários campos discursivos, como a política, a economia, as ciências sociais e as artes, sedimentaram um universo simbólico acerca desse espaço. Logo, o cinema também contribuiu nessa simbolização, principalmente nos ciclos do Nordestern e do Cinema Novo. Agora, nos anos 2000, ele volta a ter novas correntes de representação cinematográfica. Uma delas se encontra no grupo de produtores do Nordeste, que faz asserções sobre os seus Sertões e os ressignifica de acordo com um mundo contemporâneo globalizado, característico de sua época. A presente pesquisa busca, por meio da metodologia analítica de Pierre Sorlin, mostrar como isso acontece num grupo de quatro filmes: Cinema, Aspirinas e Urubus (Marcelo Gomes, 2005), Árido Movie (Lírio Ferreira, 2006), Céu de Suely (Karim Ainouz, 2006) e Deserto Feliz (Paulo Caldas, 2007)
ASSUNTO(S)
sertão - brasil cinema espaço (arte) northeastern countrysides cinema space (art)
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000777853Documentos Relacionados
- O estado de exceção no cinema brasileiro contemporâneo
- The Cangaço in Brazilian cinema
- ESPAÇO HÍBRIDO: NOVAS NARRATIVAS NO CINEMA CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO
- Cinema documentario brasileiro contemporaneo : analise do banco de dados da Agencia Nacional do Cinema (1994 a 2007)
- Experiências estéticas do futebol no cinema brasileiro contemporâneo