Brazilian Cinema
Mostrando 25-36 de 169 artigos, teses e dissertações.
-
25. FICTION, DOCUMENTARY AND HISTORICAL NARRATIVE: A CASE STUDY OF SOCIAL REPRESENTATION OF KIDNAPPING OF BUS 174 / FICÇÃO, DOCUMENTÁRIO E NARRATIVA HISTÓRICA: UM ESTUDO DE CASO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO SEQÜESTRO DO ÔNIBUS 174
The purpose of this work is to analyze ethical space on social representations of contemporary Brazilian cinema. For understanding of the boundaries between fiction and documentary, and between film based on or inspired by real facts takes to benchmarking the documentary and fiction made about bus 174 rendition armada by Sandro birth in June 2000: bus 174 (2
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/04/2011
-
26. Reconstrução acústica das salas de cinema projetadas pelo arquiteto Rino Levi / Acoustic Reconstruction of the movie theatres designed by the architect Rino Levi
A historical virtual acoustical reconstruction was developed in five movie theaters designed by the architect Rino Levi from 1936 to 1941, in the cities of São Paulo and Recife, by means of computer simulations. Such approach was chosen because these movie theatres have been demised or are now used with different purposes. Rino Levi is recognized as one of
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/04/2011
-
27. THE WAYS OF THE AUTHOR?: THE PLOT OF AUTHORSHIP BETWEEN CINEMA AND CONTEMPORARY BRAZILIAN LITERATURE / POR ONDE ANDA O AUTOR?: A TRAMA DA AUTORIA ENTRE O CINEMA E ALITERATURA BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS
A dissertação pretende percorrer os caminhos de escritores e cineastas contemporâneos por um cenário de crescente diluição de fronteiras entre os meios artísticos e midiáticos. O atual contexto de intensa permeabilidade e mobilidade entre as linguagens audiovisual e escrita, e a continua penetração de mecanismos do mercado na interação entre os d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
-
28. Cinema and society : about the military dictatorship in Brazil / Cinema e sociedade : sobre a ditadura militar no Brasil
De 1979 aos dias atuais, a ditadura militar fez-se presente em um número significativo de obras fílmicas. Analisar essa produção cinematográfica é examinar como está sendo ressignificado o passado, quais questões estão sendo obliteradas, que ambiguidades e tensões perpassam a interpretação do processo sócio-histórico. Esta pesquisa propõe-se a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2011
-
29. Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia: a técnica e o espaço criativo / Working methods in synchronous sound recording in the Brazilian feature films Contra todos and Antônia: techniques and creative space.
This study is a reflection on the working methods of synchronous sound recording focusing on the description and analysis of the procedures used in the sound recording of the Brazilian feature films Contra todos and Antônia. The practice of synchronous sound recording is conceived as a working method shared by professional recordists, with procedures guided
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/03/2011
-
30. Estratégias de cooperação no setor de cinema : o caso do filme "Antes que o mundo acabe", da Casa de Cinema de Porto Alegre
O presente estudo consiste na análise do papel das estratégias de cooperação existentes no filme “Antes que o mundo acabe”. Partindo do pressuposto de que o cinema está situado em um ambiente complexo e formado por organizações com certas especificidades, o objetivo do estudo é identificar as estratégias de cooperação adotadas na produção ci
Publicado em: 2011
-
31. BARRAVENTO(S): A COMPARATIVE ANALYSIS OF SCREENPLAYS / BARRAVENTO(S): UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE ROTEIROS
Busca-se analisar, comparativamente, dois olhares sobre o filme Barravento (1962): o primeiro de Luiz Paulino dos Santos, captado através de seu roteiro, e o segundo de Glauber Rocha, apreendido a partir de seu roteiro e filme. Ambas as perspectivas dialogam com concepções e tensões presentes no ambiente cultural brasileiro, particularmente na Bahia, em
Publicado em: 2011
-
32. Imagens musicais : educação musical e o filme Orquestra dos Meninos / Musical Images: Musical Education in the movie The Children´s Orquestra
Intitulada IMAGENS MUSICAIS: A EDUCAÇÃO MUSICAL NO FILME ORQUESTRA DOS MENINOS, esta monografia propõe-se a utilizar a linguagem cinematográfica como possibilidade analítica para a pesquisa em Educação Musical, assim como explorar a tecnologia do filme em sua dimensão pedagógica. A partir da compreensão de que o cinema possui grande força de atua�
Publicado em: 2011
-
33. Cinema e ideologia : a espetacularização e os discursos acerca do policial e do bandido na sociedade moderna
A luta entre mocinho e bandido não é uma temática recente na história do cinema. No caso da cinematografia nacional, encontramos, em algumas obras, uma separação em dois pólos: policial e bandido. Contudo, o que é bastante curioso notar é o fato de que em filmes como Carandiru, de Hector Babenco (2002) ou O bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganz
Publicado em: 2011
-
34. Atlântida s music : the original sound score from Brazilian popular cinema in the example of Companhia Atlântida Cinematográfica, 1942/1962 / Assim era a música da Atlântida : a trilha musical do cinema popular brasileiro no exemplo da Companhia Atlântida Cinematográfica 1942/1962
Este trabalho apresenta um estudo sobre a trilha musical dos filmes produzidos pela Atlântida Empresa Cinematográfica. Nele descrevemos a trajetória da companhia e seus fundadores. Coletamos dados sobre quem foram os diretores e compositores que trabalharam nos filmes. Apontamos as influências que levaram ao estabelecimento da forma da comédia musical d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2010
-
35. A crítica da ideologia no cinema brasileiro: desengano, pragmatismo, cinismo / The critique of ideology in Brazilian cinema: disillusion pragmatism, cynicism
Nos anos 1960, o Cinema Novo questionou a importação do modelo de produção do cinema narrativo clássico para o Brasil. A rejeição das convenções clássicas de linguagem acompanhou a afirmação de uma luta ideológica contra o status quo. Em relação estreita com o ideário da esquerda nacionalista, ao seu modo, os filmes cinemanovistas pensaram as
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2010
-
36. A Ãtica RevolucionÃria: Utopia e DesgraÃa em Terra em Transe (1967). / Ethics revolutionary: utopia and disgrace in "Entranced earth" (1967)
Os cinemanovistas produziram narrativas audiovisuais sobre a teoria e a aÃÃo revolucionÃria, em concomitÃncia com as narrativas escritas no seio da militÃncia e da intelectualidade, consagrando-se, assim, como alguns dos principais formuladores da ideologia da revoluÃÃo brasileira. Com base nessa premissa, analisa-se como o filme "Terra em transe" (19
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2010