Brasil Monarquico
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13. Fritzmac e o ano de 1888: a revista de ano como palco de discussões políticas no Rio de Janeiro oitocentista / Fritzmac and 1888: the year magazine as a stage for political discussions in the Rio de Janeiro of the nineteenth-century
O presente trabalho problematiza a revista de ano Fritzmac, escrita em 1889, pelos intelectuais Arthur e Aluísio Azevedo, como local de expressão de importantes debates políticos oitocentistas relacionados a um projeto de nação livre do sistema escravista e do regime monárquico. Tendo sido a revista de ano um gênero teatral designado como cômico e vo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/06/2011
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14. As "eleições do cacete" e o problema da manipulação eleitoral no Brasil monárquico
Resumo Por muito tempo a historiografia tomou o tema das eleições no Brasil Império a partir da análise da corrupção levada a cabo pelo poder central ou pelos potentados locais, os quais manipulavam os pleitos e deturpavam a livre escolha de votantes e eleitores. Trabalhos recentes, no entanto, têm reconsiderado o tema, indo além da constatação da
Almanack. Publicado em: 2011-12
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15. A retórica do ataque : a via pela qual o jornal farroupilha “O Povo” (1838-1840) desmereceu o sistema monárquico
Este trabalho busca explorar o sentido das caracterizações e substantivações consideráveis “xulas” (importantes para conferir o valor que o orador pretende atribuir ao objeto de seu discurso) que o jornal “O Povo” – o primeiro periódico oficial dos Farrapos, editoriado pelo mazziniano Luigi Rossetti - utilizou para desqualificar o regime mon�
Publicado em: 2011
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16. Conciliar o império. Honório Hermeto Carneiro Leão, os partidos e a política de conciliação no Brasil monárquico (1842-1856) / Reconciling the empire. Honorio Hermeto Carneiro Leão, political parties and the conciliation policy in monarchist Brazil
Honório Hermeto Carneiro Leão (1801-1856) foi um dos mais eminentes políticos do Partido Conservador do período monárquico brasileiro. Foi agraciado visconde e marquês de Paraná, nos anos de 1852 e 1854, respectivamente. O ápice de sua carreira foi a presidência do Ministério da Conciliação, entre 1853 e 1856. A trajetória política de Carneiro
Publicado em: 2010
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17. A Faculdade de Direito de São Paulo e as interferências imperiais no ensino Jurídico: uma edição de legislações de 1827 a 1879 / University of São Paulo School of Law and the imperial interference in legal education: an edition of laws from 1827 to 1879
Esta dissertação de mestrado apresenta a edição de setenta e quatro documentos do século XIX referentes à administração da Academia de Sciencias Juridicas de São Paulo, atual Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Com base na edição desta documentação, relatamos as interferências imperiais na Academia, desde a época de sua fundaç
Publicado em: 2010
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18. O império da lei: ensaio sobre o cerimonial de sagração de D. Pedro I (1822)
Este texto concentra-se no exame de um cerimonial régio da monarquia constitucional brasileira: a sagração e a coroação do Imperador D. Pedro I. Nosso exame deste cerimonial parte justamente do seu caráter litúrgico, para compreender por que este aspecto foi considerado essencial então para afirmar a autonomia do novo reino e, ao mesmo tempo, contrib
Tempo. Publicado em: 2009
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19. Os conflitos platinos e a formação do Estado Brasileiro : (1808-1828)
O trabalho procura compreender a formação do Estado brasileiro e sua busca por afirmar-se como um regime monárquico e o processo de formação das Forças Armadas, em especial a Marinha de Guerra, e como as orientações que nortearam a construção do Império brasileiro influenciaram na montagem destas Forças Armadas e sua utilização como um instrume
Publicado em: 2009
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20. A positivação de índios e mestiços na revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1900-1930)
No início do século XX, ainda um período de transição do regime monárquico para o regime republicano, parte da sociedade letrada brasileira passou a valorizar a variedade regional, étnica, cultural do Brasil, tendo como objetivo apresentar um modelo mais integrador da nação de acordo com as ideias de progresso e civilização. Contudo, pensar em que
Publicado em: 2009
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21. Ecos da fé na alma e na obra de Eça de Queiróz:uma visão crítica da Igreja e da Religião Católicas no século XIX
Esta dissertação, inserida na linha de pesquisa de Política e Cultura, trata da visão crítica de Eça de Queiroz sobre a Igreja Católica, sobre o catolicismo popular e a relação Igreja-Estado em Portugal do século XIX. O trabalho aprofunda as idéias do autor estabelecidas no momento histórico do chamado movimento da Regeneração, na segunda metad
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/10/2008
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22. Dinâmicas centrípetas e centrífugas na formação do Estado monárquico no Brasil: o papel do Conselho Geral da Província de São Paulo
O presente artigo avalia a formação e o funcionamento do Conselho Geral da Província de São Paulo durante o Primeiro Império. Organismo previsto na Constituição de 1824, com funções que podem ser consideradas um embrião do Poder Legislativo provincial, organizou-se efetivamente na província de São Paulo em 1828, quando o governo de D. Pedro I já
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2008-06
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23. Ideas and projects of land reform at the end of the empire (1871-1889) / Idéias e projetos de reforma agrária no final do Império (1871-1889): uma análise de seu sentido político e social
O trabalho analisa projetos e idéias de reforma agrária, formulados ou esboçados nos últimos anos do Império do Brasil por personalidades ligadas ao regime monárquico, incluindo abolicionistas liberais como André Rebouças e Joaquim Nabuco, ministros, presidentes de Província e o próprio Imperador Dom Pedro II. Através da consulta à diversos docum
Publicado em: 2008
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24. A Igreja e o Estado: uma análise da separação da igreja católica do estado brasileiro na constituição de 1891
O objetivo deste trabalho é demonstrar que a Constituição Federal de 1891 consagrou um modelo de Estado laico, ou seja, desvinculado de quaisquer confissões religiosas. E que esse modelo é imprescindível para a defesa dos direitos humanos fundamentais e de um Estado Democrático de Direito, plural e respeitador da diversidade. A história constituciona
Publicado em: 2008