Augusto Boal
Mostrando 1-12 de 32 artigos, teses e dissertações.
-
1. Teatro legislativo e representação democrática: a Câmara na Praça como aliança entre democracia e representação
Resumo O artigo busca contribuir para o debate na teoria política contemporânea sobre democracia e representação por meio de uma análise da Câmara na Praça, proposta elaborada por Augusto Boal na obra Teatro legislativo e praticada quando o autor foi eleito vereador. Após reconstruir a conceptualização de Nadia Urbinati da representação democrát
Rev. Bras. Ciênc. Polít.. Publicado em: 03/06/2019
-
2. Teatro do Oprimido e projeto emancipatório: mutações, fragilidades e combates
Resumo Este artigo explora a hipótese de que a multiplicação acelerada do Teatro do Oprimido (TO), criado por Augusto Boal no início dos anos 1970, tem sofrido apropriações que põem em causa o seu projeto emancipatório. Baseia-se numa investigação participativa iniciada há quatro anos, no contexto das ações e mobilizações coletivas - manifesta
Soc. estado.. Publicado em: 2017-08
-
3. Da resistência à desobediência: Augusto Boal e a I Feira Paulista de Opinião (1968)
Resumo Em 1968, Augusto Boal dirigiu a I Feira Paulista de Opinião, mobilizando artistas de teatro, música, poesia, cinema, fotografia e artes plásticas. A peça sofreu a censura prévia do Serviço de Censura de Diversões Públicas (SCDP), que lhe aplicou dezenas de cortes que afetariam drasticamente o entendimento pelo público. Muitos dos participante
Varia hist.. Publicado em: 2016-08
-
4. O "Laboratorio de Teatro Campesino e Indígena" e a construção de uma vida boa em Ticopó, Yucatán, México
Resumo No contexto do campo da Comunicação para o desenvolvimento e mudança social, este artigo tem como objetivo explorar a relação entre teatro e desenvolvimento no caso do "Laboratório de Teatro Camponês e Indígena" (2004-2006) com base em uma pesquisa Ex post facto realizada por meio de entrevista de foco sobre os habitantes maias de cidades e Ca
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2016-08
-
5. Verdade na Cena, Verdade na Vida: Boal e Stanislavski
Resumo: À luz do conceito de verdade cênica, o presente artigo discute a influência do método Stanislavski nos primeiros experimentos no seio do Teatro Arena de São Paulo e também aponta rastros do mestre russo nos princípios da Poética do Oprimido de Augusto Boal. O objetivo primordial consiste em incentivar a construção de espetáculos-fórum, pa
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-08
-
6. MST conta Boal: do diálogo das Ligas Camponesas com o Teatro de Arena à parceria do Centro do Teatro do Oprimido com o MST
O artigo visa destacar por meio da análise da relevância e relação entre esses dois momentos teatrais, o Teatro de Arena e o Centro do Teatro do Oprimido com o MST, o legado da experiência que articulou de forma orgânica as esferas da cultura e da política na década de 1960, bem como os traumas da interrupção do processo, forçado pelas armas e pel
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2013-12
-
7. O teatro de Augusto Boal e a educação profissional em saúde
O presente artigo discute as possibilidades da inserção do teatro na educação profissional em saúde, tendo como referência a proposta estética e pedagógica de Augusto Boal. A concepção de politecnia, ao defender para a formação dos trabalhadores uma integração entre trabalho, ciência e cultura, abre espaço para novas possibilidades nesse camp
Trabalho, Educação e Saúde. Publicado em: 2012-06
-
8. Aproximações do teatro do oprimido com a Psicologia e o Psicodrama
O presente artigo aborda as aproximações do teatro do oprimido na modalidade do arco-íris do desejo, método de terapia e teatro criado por Augusto Boal com a Psicologia, em especial com o psicodrama. O teatro do oprimido é frequentemente comparado e até mesmo confundido com o psicodrama, daí a necessidade de apontarmos algumas semelhanças e diferenç
Psicol. cienc. prof.. Publicado em: 2012
-
9. O outro em cena : teatro escolar e alteridade
Ce travail présente comme but principal reflechir les possibilités de contribution de l enseignement de théâtre lycéenien pour souligner les relations par rapport aux différences. Nous partons de la constatation d un cadre culturel vraiment balisé par la centralité du corps comme signe dont il confère une identité et des positions de "sujet", basé
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
10. Teatro do vir a ser: contribuições para a gestão socioambiental da Resex do Cassurubá BA.
A presente dissertação foi gestada a partir da provocação de se pensar, sentir e atuar com metodologias que valorizem a arte como caminho possível para estimular a participação social no processo de gestão da Reserva Extrativista (Resex) do Cassurubá. Tem no seu eixo estrutural a vivência da pesquisadora ressaltando o despertar para a valorização
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/09/2011
-
11. Teatro do oprimido: implicações metodológicas para a educação de adultos
Este trabalho que apresentamos resulta do desenvolvimento e respectiva análise de uma proposta de Teatro do Oprimido com educandos adultos da EJA. A pesquisa de campo durou um semestre letivo. Os trabalhos ocorreram com 27 alunos do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos segundo segmento (PROEF II), que funciona no Centro Pedagógico da Universid
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2011
-
12. Democratização cultural : O Porto Alegre em Cena como ação cultural por excelência?
A presente monografia se constitui em um estudo a respeito da democratização cultural como preceito indispensável para a realização de uma ação cultural por excelência. O mesmo foi realizado a partir de uma interação empírica com o projeto, cujo objetivo principal foi averiguar se o festival Porto Alegre em Cena realizado ao longo de 17 anos const
Publicado em: 2011