Uso de tÃcnicas de sÃntese de imagem aplicadas a um ambiente de representaÃÃo de superfÃcies lÃquidas estÃticas e dinÃmicas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2000

RESUMO

Este trabalho à um estudo de tÃcnicas de SÃntese de Imagens e o desenvolvimento de um sistema de sintetizaÃÃo de cenas, envolvendo ambientes abertos, cujo conteÃdo principal à a Ãgua. Para este modelo sÃo permitidas a presenÃa de oscilaÃÃes da superfÃcie e evoluÃÃo desta movimentaÃÃo em um modelo de animaÃÃo. à usada a tÃcnica de bump mapping para simular as ondas, que se fundamenta em mÃtodos procedurais baseados em funÃÃo de ruÃdo. VÃrios aprimoramentos referentes a modelos de iluminaÃÃo sÃo apresentados, os quais tÃm como primitivas bÃsicas caracterÃsticas do modelo Phong. A animaÃÃo da superfÃcie à realizada por um processo baseado em animaÃÃo de espaÃo sÃlido, onde o elemento variante à a textura. Para dar suporte Ãs rotinas de sÃntese, desenvolveu-se uma aplicaÃÃo que integra as tÃcnicas de iluminaÃÃo, textura e animaÃÃo, onde, por meio de interfaces grÃficas, sÃo configurados diversos aspectos de luminosidade, posiÃÃo do observador, caracterÃsticas de fontes luminosas, perturbaÃÃo e forma de ondas. Como resultado do processo de sÃntese, obtÃm-se um conjunto de quadros que sÃo usados na composiÃÃo da animaÃÃo.

ASSUNTO(S)

algoritmos processamento de sinais computaÃÃo grÃfica reconstruÃÃo de imagens imagens animaÃÃo por computador modelagem de sÃlidos

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