Uma arquitetura para distribuição de ambiente virtuais de realidade aumentada
AUTOR(ES)
Wender Antônio da Silva
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Esta dissertação apresenta uma arquitetura para distribuição de ambientes virtuais de Realidade Aumentada como ferramenta de apoio a projetos de ensino. Considerando os trabalhos relacionados com o referido tópico, percebe-se que suas interfaces são pouco flexíveis para suportar interações com os objetos virtuais distribuídos. Diante disto, tem-se como objetivo para esta dissertação, a criação de uma interface de interação com o usuário e uma camada para distribuição das interações realizadas. Assim, para a realização do protótipo de software, a interface de Realidade Aumentada está baseada em um estudo de caso que representa uma área específica do conhecimento, neste caso, a fisiologia vegetal. Desta forma, foi criado uma interface de Realidade Aumentada que possibilita a interação do usuário com o ambiente virtual por meio de menus de interação e também por meio de marcadores. Esta interface é integrada a uma camada de distribuição. Assim, a camada de distribuição foi implementada seguindo a metodologia cliente/servidor baseada em objetos. Com a implementação, as interações feitas em um ambiente são replicadas para os outros ambientes e vice-versa, gerando assim, um sistema fortemente aplicável à educação, pois pode proporcionar múltiplas visualizações dos objetos virtuais sobre os objetos reais. O sistema foi apresentado e avaliado por professores e alunos de uma Instituição de Ensino Superior da cidade de Itumbiara, Goiás. Assim, professores e alunos das áreas de informática e de biologia analisaram o protótipo e responderam um questionário baseado em ISONORMS. Posteriormente, segundo os avaliadores, pode-se constatar que os resultados alcançados permitiram concluir que o protótipo é eficaz e aplicável.
ASSUNTO(S)
realidade virtual corba realidade aumentada augmented reality ambientes virtuais distribuídos engenharia eletrica distributed virtual environments
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ufu.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2028Documentos Relacionados
- 4D Art: corpos reais e virtuais, uma realidade aumentada
- Realidade aumentada distribuída na Web com independência de servidor para manipulação de objetos virtuais na camada cliente
- TIARI: Uma Interface para Entrada de Texto em Sistemas de Realidade Aumentada
- Cibercomunicação cíbrida no continuum virtualidade aumentada e realidade aumentada: era uma vez ... a realidade
- A2 um modelo de referÃncia para aplicaÃÃes de realidade aumentada em redes de ambiente