A2 um modelo de referÃncia para aplicaÃÃes de realidade aumentada em redes de ambiente

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Duas Ãreas de pesquisa tÃm desperado, um grande interesse na comunidade acadÃmica, A primeira delas à a de Realidade Aumentada (AR) onde existem Algumas definiÃÃes que continuam em aberto pela novidade da Ãrea e ou pelo pequeno limia entre algumas Ãreas correlatas . Principalmente Realidade Virtual. Alguns dos desafios existentes em AR incluem principalmente Realidade Virtual. Alguns dos desafios existentes em AR incluem problemas existentes no projeto, Tais como: a oclusÃo na utilizaÃÃo dos marcadores fiduciais. o reconhecimento de padrÃes simbÃlicos. como gesto, fala e utilizaÃÃo da relidade aumentada sem marcadores. Muitos pesquisadores tÃm se dedicado a buscar soluÃÃes para estes problemas assim como a utilizaÃÃo de alguns recursos interdisciplinares, como destaque deste Ãltimo os relacionados à visÃo computacional. A Ãrea de AR apresenta cenÃrios para a utiliizaÃÃo de dispositivos de baixo custo e um vasto campo de atuaÃÃo. que engloba aplicaÃÃo desde a medicina ao entretenimento digital. A outra Ãrea que està despertando no momento sÃo as Redes de Ambiente (AN) . O Ambient Networks Project propÃe uma soluÃÃo para redes de sistemas mÃveis e sem fio, alÃm do 3g (protocolos de terceira geraÃÃo). Neste projeto à introduzido o conceito de composiÃÃo de redes. mecanismo que permite a junÃÃo de redes com dispositivos enquanto compartilham conectividade e outros serviÃos . As AN permitem a criaÃÃo a criaÃÃo de uma rede de comunicaÃÃo sem fio escalÃvel e de baixo custo , oferecendo serviÃos avanÃado que sÃo resutantes da cooperaÃÃo num arnbiente tipicamente formado pol. por elementos heterogÃneos , dispostivos , tecnologias sem fio. coperadores de redes de conlunicaÃÃo e empresÃrios. Estas duas Ãreas (AR e AN) relativamente novas, mais o avanÃo, principalmente em termos de hardware, dos dispositivos mÃveis, pemirem o desenvolvimento de inÃmeras aplicaÃÃes e serviÃos que somente podem existir mediante a inserÃÃo, destes novas conceitos , Este trabalhos apresenta um modelo de referÃncia utilizando redes de ambiente para o desenvolvimento de interfaces e serviÃos sofisticados, baseados em AR. Esta dissertaÃÃo propÃe uma nova arquitetura com foco na abordagen de problemas de interaÃÃo quando utilizando dispositivos mÃveis, como celulares. PDAs ( Personal Digital Assistant) e wearable computers

ASSUNTO(S)

interface realidade aumentada redes de ambiente serviÃos realidade virtual dispositivos interaÃÃo desenvolvimento multiplataforma ciencia da computacao

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