TrajetÃrias de mulheres negras lÃderes de movimentos sociais em Araraquara - SP: estratÃgias sociais na construÃÃo do modo de vida. / Paths of black women leaders in social movements Araraquara-SP: social strategies in the construction of livelihoods

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

19/04/2011

RESUMO

Esta tese versa sobre as experiÃncias de mulheres negras participantes do movimento social negro, organizadoras de eventos culturais e ou freqÃentadoras de espaÃo de maioria afrodescendente moradoras de dois bairros da cidade de Araraquara, interior de SÃo Paulo, a saber: o Santana e a Vila Xavier. A investigaÃÃo à qualitativa e procede a partir da dÃcada de 1970 a 2010 com o recurso metodolÃgico da histÃria oral tendo como ferramenta para a coleta de dados a entrevista, com depoimentos de 21 mulheres negras que resultou na reconstruÃÃo de seus espaÃos de sociabilidade, no envolvimento na comunidade de maioria afrodescendente, na representaÃÃo da educaÃÃo e da escola e no significado dos espaÃos de atuaÃÃo em suas vidas. A finalidade à verificar, desvelar e perceber nas experiÃncias dessas mulheres negras as estratÃgias sociais elaboradas na construÃÃo de modos de vida que contribuÃram no fortalecimento da identidade, formaÃÃo e atuaÃÃo nos movimentos sociais negros. Estas preocupaÃÃes surgem como uma forma de ampliar a compreensÃo de como esse contingente se encontra perante a sociedade que tem definido seus papÃis sociais. PapÃis, aliÃs, que acabam sendo, de alguma forma, impostos e absorvidos sutilmente como a maneira atravÃs das quais as relaÃÃes sociais sÃo mantidas. A abordagem està fundamentada em trÃs eixos de discussÃes: gÃnero, Ãtnicorracial e movimento social negro. Como a pesquisa à com mulheres, à inegÃvel enfrentar as diferenÃas percebidas como relaÃÃo de poder entre os sexos e sÃo mulheres negras, o que possibilita a discussÃo Ãtnicorracial, percebendo as discriminaÃÃes, as particularidades e singularidades e tambÃm o movimento social negro na perspectiva de encaminhamento à formaÃÃo e empoderamento na condiÃÃo de lideranÃa. VisibilizÃ-las significa tirÃ-las das margens que aparece na sociedade, e construir outra histÃria.

ASSUNTO(S)

educacao mulher negra relaÃÃes de gÃnero educaÃÃo relaÃÃes sociais da populaÃÃo negra movimento social negro black women gender relations education social black population black social movement negras - araraquara(sp) negras - identidade racial - araraquara(sp) movimentos sociais - araraquara(sp) mulheres - araraquara(sp) - atividades polÃticas participaÃÃo social - araraquara(sp) mulheres - educaÃÃo - araraquara(sp)

Documentos Relacionados