EstratÃgias de mediaÃÃo e construÃÃo compartilhada de conhecimentos entre surdos / Strategies mediating and construction common knowledge among deafs.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O objetivo desta pesquisa foi compreender o papel das estratÃgias de mediaÃÃo simbÃlicas, utilizadas por surdos usuÃrios de LIBRAS, quando estes, em situaÃÃo de interaÃÃo entre si ou entre surdos e professor, construÃam conhecimento escolar de forma compartilhada. Para tanto, foi realizado um estudo no Centro de CapacitaÃÃo de Profissionais da EducaÃÃo e Atendimento Ãs Pessoas com Surdez â CAS, sendo que foram selecionadas duas duplas de surdos atendidos na oficina de jogos e exercÃcios para estimulaÃÃo do raciocÃnio lÃgico. Realizou-se entÃo uma pesquisa com enfoque etnogrÃfico no intuito de se compreender tais estratÃgias utilizadas no contexto escolar. Para tanto foram realizadas vÃdeo-filmagens das atividades dessas duplas e, posteriormente, seguiu-se a fase de traduÃÃo / transcriÃÃo do material destinado à anÃlise microgenÃtica. Foi tomada como unidade de anÃlise a atividade discursiva desses sujeitos em seus momentos de interaÃÃo. As teorias que orientaram esse trabalho foram a teoria histÃrico-cultural de Lev Vygotski (conceitos: funÃÃes psicolÃgicas, mediaÃÃo, zona de desenvolvimento proximal) e a teoria da linguagem de Mikhail Bakhtin (conceitos: dialogia, polifonia, enunciaÃÃo). Foram identificadas e analisadas algumas estratÃgias. Para efeito de exposiÃÃo, procurou-se dividir as estratÃgias em dois grupos: o primeiro deles seriam aquelas estratÃgias que estariam ligadas Ãs funÃÃes psicolÃgicas superiores em sua dimensÃo instrumental (compreensÃo como instrumentos psicolÃgicos), o segundo grupo ficou ligado Ãs funÃÃes psicolÃgicas superiores em sua dimensÃo processual (compreensÃo como processos psicolÃgicos). No primeiro grupo identificou-se e analisou-se diferentes estratÃgias para as operaÃÃes de soma e divisÃo, no segundo grupo foram encontradas estratÃgias ligadas à percepÃÃo visual e à aÃÃo organizadora do pensamento. O estudo das estratÃgias permitiu realizar uma reflexÃo em torno da idÃia de que à psicologia poderia estabelecer como foco o estudo das eficiÃncias dos surdos, discurso este para alÃm da deficiÃncia, e ainda tentar afastar metanarrativas sobre a constituiÃÃo psÃquica de surdos, do tipo incompetÃncia cognitiva.

ASSUNTO(S)

psicologia da aprendizagem processos de aprendizagem, memoria e motivacao historic-cultural approach anÃlise microgenÃtica dialogetic approach mediation psicolingÃÃstica mediaÃÃo surdez teoria dialÃgica comunicaÃÃo nÃo-verbal deafness surdos - meios de comunicaÃÃo - fortaleza(ce) anÃlise de interaÃÃo em educaÃÃo lÃngua brasileira de sinais - fortaleza(ce) surdos - educaÃÃo - fortaleza(ce) teoria histÃrico-cultural microgenetic analysis surdos - fortaleza(ce) - linguagem

Documentos Relacionados