Theory and practice of the thorough-bass : un approach through J.S.Bach´s instructions / Teoria e pratica do baixo continuo : uma abordagem a partir das instruções de J.S.Bach

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A presente dissertação de mestrado tem como assunto principal aspectos teórico-práticos da realização de baixo contínuo, abordando-os através do estudo do conjunto de documentos deixados por J.S.Bach acerca do tema. O primeiro grupo de instruções, que recebeu especial atenção neste trabalho, data de 1725, e aparece nas páginas finais do volume de peças dedicado a sua esposa Anna Magdalena Bach. Intituladas ?Algumas Regras do Baixo Contínuo?, são quinze regras para a iniciação ao assunto, com finalidade didática e destinada ao uso imediato de alunos e familiares. O segundo grupo, de 1738, é um trabalho mais robusto e abrangente, resultado dos anos de atividade pedagógica de Bach em Leipzig, e leva o título ?Preceitos e Princípios para tocar o Baixo Contínuo ou Acompanhamento a Quatro Vozes?. Para um esclarecimento geral do assunto, recorreu-se a um estudo sobre as origens do baixo contínuo, apresentando um capítulo sobre as suas primeiras fontes históricas. A reflexão sobre o processo prático da execução de baixo contínuo, que foi objetivo principal da pesquisa, deu-se através da elaboração de uma série de exemplos musicais enfocando obras de música de câmara instrumental do compositor, além de uma análise do ?Largo e Dolce?, segundo movimento da Sonata em Si menor para flauta e cravo BWV 1030, cuja escrita para o último instrumento é considerada um modelo de realização de baixo contínuo do próprio Bach. O processo culminou na interpretação de obras do compositor de acordo com essas reflexões, e acredita-se que elas contribuam para o entendimento e execução de obras musicais escritas nessa linguagem

ASSUNTO(S)

johann sebastian bach baixo continuo chamber music baroque music musica barroca 1685-1750 figured bass musica de camara

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