Baroque Music
Mostrando 1-12 de 18 artigos, teses e dissertações.
-
1. MACHADO MUSICAL: NOTAS SOBRE MÚSICA E ESCRITA
Resumo O presente estudo tem como objeto a influência da ópera e da música no método de composição do escritor. Para tanto, examina motivos ligados à música que serão desenvolvidos nos romances. Ao fim, propõe encontrar na ficção a encenação de uma cidade-teatro, na tradição barroca do grande teatro do mundo.Abstract This study addresses the
Machado Assis Linha. Publicado em: 2019-04
-
2. The effects of auditory stimulation with music on heart rate variability in healthy women
OBJECTIVES: There are no data in the literature with regard to the acute effects of different styles of music on the geometric indices of heart rate variability. In this study, we evaluated the acute effects of relaxant baroque and excitatory heavy metal music on the geometric indices of heart rate variability in women. METHODS: We conducted this study in 2
Clinics. Publicado em: 2013-07
-
3. Raul Seixas: um produtor de mestiçagens musicais e midiáticas
O objeto de estudo deste trabalho são as mestiçagens musicais e midiáticas produzidas por Raul Seixas em sua obra, em diálogo com a tradição híbrida da cultura. O Problema de Pesquisa é investigar Raul Seixas como um produtor de mestiçagens musicais que atua entre as mídias e os ambientes midiáticos, e como um tradutor da cultura livresca para a l
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/04/2012
-
4. Concerto Fribourgeois de Almeida Prado para piano e cordas : um estudo para a interpretação / Almeida Prado s Fribourgeois concert for piano and strings : a study for the interpretation
Neste trabalho buscou-se a identificação do material composicional como ponto de partida para uma interpretação. Contém ainda sugestões para a resolução de possíveis problemas técnicos e interpretativos relacionados ao Concerto Fribourgeois do compositor Almeida Prado. Justifica-se por contribuir para a arte da interpretação. Para tanto, foi nece
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2010
-
5. Flauta doce e a arte de preludiar: tradução comentada do tratado LArt de Preluder (1719) de Jacques Martin Hotteterre - Le Romain / Flauta doce e a arte de preludiar: tradução comentada do tratado LArt de Preluder (1719) de Jacques Martin Hotteterre - Le Romain
Esta dissertação consiste na tradução comentada do tratado LArt de Preluder de Jacques Martin Hotteterre - Le Romain (1674-1763), publicado em Paris em 1719. Este trabalho teve como objetivo ampliar a literatura em língua portuguesa para a flauta doce, tornando-o acessível aos estudantes de música e principalmente aos instrumentistas de sopro que se p
Publicado em: 2009
-
6. Realization of thorough bass in modinhas from "Jornal de modinhas com acompanhamento de cravo pelos milhores autores" edited by D. F. Milcente and P. A. Marchal - Lisbon, 1792-1797 / Realização de baixos em modinhas do "Jornal de modinhas com acompanhamento de cravo pelos milhores autores", editado por F. D. Milcent e P. A. Marchal - Lisboa, 1792-1797
This project focuses on a set of "modinhas" found in the " Jornal de Modinhas com Acompanhamento de Cravo Pelos Milhores Autores" published by Domingos Milcent and P.A. Marchal, between years 1792 and 1797 in Lisbon. The fact that the harpsichord is mentioned in the title of this publication leads us to think about the use of this instrument in the accompany
Publicado em: 2009
-
7. Do registro ao documentário: uma tradução verbo-visual-sonora na Amazônia
This research has proposed an analysis of the creation and the recreation process in the verb-sonorous work Tuyabaé Cuaá (The knowledge of the Ancient Pajés), whose author is the composer and writer Walter Freitas, born in Pará, Brazil a work which reverberates the Amazon culture and the authors fundamental knowledge of it. Its objective was to observe t
Publicado em: 2009
-
8. A viola con anima: uma construção simbólica / A viola con anima: uma construção simbólica
The historical researches on the Brazilian violas were limited by textual and iconographical references to the musical instrument and its musical production, particularly from the second half of the 17th century to the beginnings of the 18th, except from a small reference found in Cancioneiro de Músicas Populares by Cesar das Neves, published first in 1893.
Publicado em: 2008
-
9. A fiddle forgotten : Jose Eduardo Gramani and the revival of the Brazilian rabeca : postmodernism and performance practice / O violino violado : rabeca, hibridismo e desvio do metodo nas praticas interpretativas contemporaneas : tradição e inovação em Jose Eduardo Gramani
This study examines changes in ways of performing music that took place in the second half of the 20th century. As an example and reflection of these changes, it takes the opus of José Eduardo Gramani and his research on the Brazilian rabeca and the context of "historically informed performance" (HIP). My point of reference is Adorno s essay Bach Defended a
Publicado em: 2008
-
10. Igrejas setecentistas mineiras : a influencia das caracteristicas arquitetonicas na qualidade acustica / The influence of architectural characteristics on acoustic quality of churches of Minas Gerais State built in the 1700s´s
The Vatican Council II constitution promoted deep changes in Catholic Church and the mass liturgy, in which one can highlight the use of the national language instead of Latin. This transformation together with the growing participation followers in the celebrations was responsible for changes in habits and consequently use of these places concerning acousti
Publicado em: 2007
-
11. Theory and practice of the thorough-bass : un approach through J.S.Bach´s instructions / Teoria e pratica do baixo continuo : uma abordagem a partir das instruções de J.S.Bach
A presente dissertação de mestrado tem como assunto principal aspectos teórico-práticos da realização de baixo contínuo, abordando-os através do estudo do conjunto de documentos deixados por J.S.Bach acerca do tema. O primeiro grupo de instruções, que recebeu especial atenção neste trabalho, data de 1725, e aparece nas páginas finais do volume d
Publicado em: 2007
-
12. Characterization and use of the recorder in Reinhard Keiser (1674-1739) opera / Caracterização e uso da flauta doce nas operas de Reinhard Keiser (1674-1739)
A tese trata da maneira como Reinhard Keiser (1674-1739) utilizou a flauta doce nas árias de suas óperas, e teve como objetivo principal ampliar o repertório orquestral e vocal com flauta doce. Para tanto, foram estudadas características da ópera no norte da Alemanha, a partir de suas origens, até o início das atividades do Theater am Gänsemarkt, em
Publicado em: 2007