Chamber Music
Mostrando 1-12 de 25 artigos, teses e dissertações.
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1. Itinerários de um mundo musical: a música de câmara brasileira nos concertos da Sonata (Portugal)
RESUMO Surgidas em um período de carência de atividade musical erudita em Portugal, as sociedades de concerto foram um importante instrumento de formação de público, socialização e di fusão de uma vasta produção, envolvendo agentes das mais diversas origens, formações, interesses e posições ideológicas. Tomamos em destaque neste artigo a Sonat
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 26/08/2019
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2. COMO O TRABALHO FLEXÍVEL AFETA OS MÚSICOS ERUDITOS? O CASO DA ORQUESTRA DE CÂMARA THEATRO SÃO PEDRO DE PORTO ALEGRE
Resumo A flexibilização do trabalho atinge também o campo da música erudita. Muitos músicos atuam por projetos e têm múltiplos empregos, lidando com a incerteza econômica e a falta de garantias profissionais. Este artigo analisa os músicos da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, localizada em Porto Alegre e mantida somente com recursos privados,
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2019-04
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3. Festspielmusik de Ronaldo Miranda para dois pianos e percussão: uma abordagem interpretativa / Festspielmusik of Ronaldo Miranda for two pianos and percussion: an interpretative approach
This dissertation discusses the work Festspielmusik (2003) for two pianos and percussion written by Brazilian composers Ronaldo Miranda (1948). A historical contextualization provided the information pertinent survey of Ronaldo Mirandas trajectories vital and compositional. The article discusses the analogy between the mechanism of the piano (struck string i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/04/2012
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4. Festspielmusik de Ronaldo Miranda para dois pianos e percussão: uma abordagem interpretativa / Festspielmusik of Ronaldo Miranda for two pianos and percussion: an interpretative approach
Esta dissertação discorre sobre a obra Festspielmusik (2003) para dois pianos e percussão do compositor brasileiro Ronaldo Miranda (1948). Uma contextualização histórica propiciou o levantamento de informações pertinentes às trajetórias, vital e composicional, de Ronaldo Miranda. É discutida a analogia entre o mecanismo do piano (teclados com cord
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/04/2012
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5. Leitura à primeira-vista na formação do pianista colaborador a partir de uma abordagem qualitativa / Sight-reading in the formative years of collaborative pianists from a qualitative approach
Durante sua formação, um pianista pode receber treinamento para atuar em diversos campos profissionais: concertos e recitais, música de câmara, ensino e pesquisa, entre outras. Especialmente para algumas atividades relacionadas à música feita em conjunto, o pianista precisa ter a habilidade de ler à primeira-vista com desenvoltura e conseguir, atravé
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/12/2011
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6. Leitura à primeira vista no violão : um estudo com alunos de graduação
Sight-reading a piece on the guitar is often considered a difficult task. One reason for this may be the fact that the same note on the guitar may be played in different ways, thus generating various fingering possibilities for the same passage. The present study investigated the procedures adopted by 11 undergraduate guitar students in a sight-reading exerc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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7. O pianista camerista, correpetidor e colaborador: as habilidades nos diversos campos de atuação / The chamber music pianist, and collaborator correpetidor: skills in various fields of activity
Este estudo apresenta uma discussão e investigação sobre os campos de atuação e habilidades desenvolvidas por pianistas profissionais de conjunto, avaliando suas funções e aquisição de conhecimento específico da área. Também propõe definições para utilização dos termos colaborador, correpetidor e camerista. O primeiro capítulo trata da atua
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2010
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8. The chamber music pianist, and collaborator correpetidor: skills in various fields of activity / O pianista camerista, correpetidor e colaborador: as habilidades nos diversos campos de atuação
Este estudo apresenta uma discussão e investigação sobre os campos de atuação e habilidades desenvolvidas por pianistas profissionais de conjunto, avaliando suas funções e aquisição de conhecimento específico da área. Também propõe definições para utilização dos termos colaborador, correpetidor e camerista. O primeiro capítulo trata da atua
Publicado em: 2010
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9. Reflexões sobre estratégias de estudo em música de câmara a partir do reconhecimento dos guias de execução musical
The present research, is a semi-experimental participant observation, presenting the processes of study in the Sonatas n1 and n4 I movement for Violin and Piano of Claudio Santoro, based on Performance Cues suggested on the research made by Dr. Roger Chaffin. It was necessary to identify and evaluate the strategies used in the violin and piano duo made by th
Publicado em: 2010
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10. O cravo na música de Câmera contemporânea brasileira / The harpsichord in Brasilian contemporany chamber music
Este trabalho discute a presença do cravo na música contemporânea brasileira, com enfoque em música de câmera. Após uma breve contextualização do cravo na música de câmera brasileira, o trabalho se desenvolve em cinco partes principais, a saber: parte 1 - apresenta um histórico do cravo desde suas origens, no monocórdio de Pitágoras, até os mod
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2009
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11. Zeitgestalt - análise e performance do trio em sol menor de Francisco Braga / Zeitgestalt Análysis and Performance of Trio in G minor by Francisco Braga
The present work extends the research presented for Masters concluded in 2002 at PUC-SP, on a method of analysis of Zeitgestalten towards musical performance. On that occasion it was carried out a study on the theoretical foundations of the method and the Zeitgestalten analysis of pieces for piano solo, based on the book Denken und spielen (Thinking and Play
Publicado em: 2009
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12. Uma analise musical do Batuque da suite orquestral Reisado do Pastoreio de Oscar Lorenzo Fernandez
This research had the main object to present a possibility of performing the Brazilian symphonic music formed by afro-Brazilian influences, very little explorered by our performers. For that, was chosen particularly the "Batuque" from Suite "Reisado do Pastoreio" composed by Oscar Lorenzo Fernandez, one of the Brazilian woks full of musical richness and reco
Publicado em: 2009