THE DISCOURSE ABOUT GAUCHO: AN ENUNCIATIVE ANALYSIS OF NATIVISTIC MUSICS / O DISCURSO SOBRE O GAÚCHO: UMA ANÁLISE ENUNCIATIVA DAS MÚSICAS NATIVISTAS

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Este trabalho, desenvolvido dentro da Linha de Pesquisa Língua, Sujeito e História, propõe, a partir dos estudos enunciativos, uma análise do discurso sobre o gaúcho. Considera-se que esse discurso constitui-se como fonte de referência ao que veio se configurar como um movimento cultural chamado Nativismo. Para o desenvolvimento desta análise, é abordado o conceito de Enunciação, postulado por Benveniste e os conceitos de Enunciação, Acontecimento, Temporalidade, Espaço de Enunciação e Interdiscurso propostos por Eduardo Guimarães. Além disso, são mobilizadas, também, noções advindas da Análise do Discurso, tais como: Memória, Interdiscurso, Esquecimento e Rememoração. Ao considerar que a constituição de um discurso Nativista se produz por meio de uma rememoração da historiografia rio-grandense, primeiramente, retomamos os discursos dos viajantes e dos ensaístas, com vistas a evidenciar que estes constituem um conjunto de idéias que se reformulam e se redizem na produção do Discurso Nativista. O discurso Nativista surge com o Movimento Nativista que, por sua vez, faz parte do Movimento Tradicionalista, sendo que esses movimentos pretendem a manutenção de uma cultura gauchesca e são abordados nesta pesquisa, bem como o evento considerado fundador do Movimento Nativista, a Califórnia da Canção Nativa. Por tratar-se de um discurso que se evidencia, tanto na materialidade lingüística como se significa no plano da enunciação, tomamos como corpus da pesquisa, três composições vencedoras da Califórnia da Canção Nativa. Através da análise desse corpus, procuramos interpretar os sentidos que emergem desses enunciados pela rememoração de outros discursos, produzindo um cruzamento de discursos no acontecimento enunciativo das músicas nativistas. Nas composições nativistas, são retomados discursos que ajudaram a constituir o gaúcho como um tipo social. Contudo, nestas composições, os sentidos são outros, são novos, pois, se dão em outro tempo espaço. O gaúcho autóctone é ressemantizado pela temporalização do acontecimento enunciativo. Assim, o funcionamento do interdiscurso reafirma atributos, que anteriormente significaram o gaúcho como distinto dos demais brasileiros, para significá-lo como símbolo de uma identidade regional, a qual o autoriza a estar inserido numa cultura nacional.

ASSUNTO(S)

música nativista discurso nativista interdiscurso memória enunciação letras memory enunciation interdiscourse nativistic discourse nativistic music

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