Musica Nativista
Mostrando 1-6 de 6 artigos, teses e dissertações.
-
1. Et le prix, c'est pour…: pour une approche anthropologique des festivals et des genres musicaux.
O presente artigo propõe uma abordagem antropológica sobre gêneros musicais que se constituem de maneira relacional com o contexto de festivais de música. Nesse sentido, pretende-se discutir a maneira com que a categoria analítica “gênero musical” muitas vezes é tomada isoladamente sem que se perceba a dinâmica de sua constituição em relação
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
-
2. THE DISCOURSE ABOUT GAUCHO: AN ENUNCIATIVE ANALYSIS OF NATIVISTIC MUSICS / O DISCURSO SOBRE O GAÚCHO: UMA ANÁLISE ENUNCIATIVA DAS MÚSICAS NATIVISTAS
Este trabalho, desenvolvido dentro da Linha de Pesquisa Língua, Sujeito e História, propõe, a partir dos estudos enunciativos, uma análise do discurso sobre o gaúcho. Considera-se que esse discurso constitui-se como fonte de referência ao que veio se configurar como um movimento cultural chamado Nativismo. Para o desenvolvimento desta análise, é abor
Publicado em: 2011
-
3. PALAVRA, MEMÓRIA E IMAGINÁRIO: A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA CANÇÃO NATIVISTA SUL-RIO-GRANDENSE
Este trabalho examina a representação do sujeito campesino gaúcho nas canções que compõem o DVD Pátria Pampa, de César Oliveira e Rogério Melo, a fim de analisar como se dá a constituição da subjetividade no interior de uma formação discursiva tida como nativista-tradicional e como essa representação acaba agindo na interpelação dos sujeito
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2010
-
4. CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA IDENTIDADE DO GAÚCHO NA CANÇÃO DE LUIZ MARENCO: UM ENFOQUE DIALÓGICO
Considerando a importância da reflexão sobre as diferentes imagens discursivas do gaúcho, este estudo tem o intuito de analisar, sob o ponto de vista dialógico, aspectos da construção discursiva da identidade gaúcha no CD de música nativista intitulado Identidade, de Luiz Marenco, procurando apreender pistas que apontam para a constituição do sujei
Publicado em: 2010
-
5. Lanças erguidas, espadas no ar : como a música regionalista da Califórnia da Canção Nativa escreve a História do Rio Grande do Sul
O primeiro festival nativista do Rio Grande do Sul surgiu em 1971, na cidade de Uruguaiana, com a criação da Califórnia da Canção Nativa, que serviu como modelo para cerca de cinquenta festivais existentes hoje no estado. Estes alcançaram grande popularidade, com grande influência no florescimento e valorização das coisas regionais. O estudo divide-
Publicado em: 2010
-
6. O CANTO QUE ENCANTA: NA LINHA DE MONTAGEM, O DISCURSO DA NÃO-MUDANÇA (Um enfoque a partir da música nativista sul-rio-grandense)
Este trabalho analisa, sob os pressupostos teóricos da Análise de Discurso, a(s) Posição-Sujeito (PS) ocupadas pelo sujeito discursivo em canções nativistas sul-rio-grandenses representativas de três décadas de realização do Festival da Barranca, evento de características singulares, promovido anualmente em São Borja-RS, Brasil, durante os feriad
Publicado em: 2005