TEORIA DA AGÊNCIA E OS CONFLITOS ORGANIZACIONAIS: A influência das transferências e das promoções nos custos de agência em uma instituição bancária.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

A capilaridade do setor bancário, com sua atuação distribuída em diversas cidades e, consequentemente, em milhares de agências, demanda como forma de bem representar a instituição, tanto a promoção quanto a transferência de executivos para ocupar cargos de gerência em cidades e agências distintas, atuando assim como agentes dos proprietários/acionistas das instituições. Este trabalho analisa a existência de conflitos familiares em função de uma promoção e/ou transferência, e se estes eventuais conflitos podem influenciar no comportamento do gerente, a ponto de produzir algum custo de agência. Para tanto, baseado na Teoria da Agência e na literatura sobre Conflitos Organizacionais, pesquisou-se um grupo de gerentes de uma instituição financeira brasileira. Como resultado da aplicação de um questionário encontrou-se evidências que os gerentes consultam suas famílias durante o processo de promoção e/ou transferência e que este processo pode gerar conflitos entre os gerentes e seus familiares. Os resultados indicam que, na opinião dos gerentes pesquisados, os gerentes podem ser influenciados por uma situação de promoção e/ou transferência, podendo ter sua atuação comprometida, gerando custos de agência.

ASSUNTO(S)

transferências organizational conflicts promotions and transfer custos de agência teoria da agência conflitos organizacionais agency costs administracao agency theory promoções conflito - administração

Documentos Relacionados