Self reports of errors about reading responses: effects of a correspondence training. / Auto-relato de erros em tarefas de leitura: efeitos de um treino de correspondência.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Quando crianças com história de fracasso escolar relatam seus resultados em leitura de palavras, a maioria delas tende a relatar a maior parte as respostas como corretas, mesmo que tenham cometido erros. Este estudo investigou as variáveis que influenciam a fidedignidade desses relatos e tentou treinar a correspondência para assegurar relatos correspondentes de erros, bem como de acertos. As sessões experimentais apresentaram diversas palavras em uma tela do computador. O computador ditou a palavra correta e as crianças selecionaram uma janela verde ou vermelha para relatar que a resposta tinha sido correta ou errada. As sessões da linha de base mostraram que os relatos de erros como respostas corretas aumentaram em função da probabilidade de erro. As sessões do treino reforçaram então a correspondência, fornecendo os pontos contingentes às seleções da janela verde após uma resposta correta e às seleções da janela vermelha após um erro. A correspondência aumentou rapidamente e foi mantida em sessões subseqüentes de linha de base. O treinamento da correspondência foi eficaz para estabelecer relatos exatos dos erros nestas crianças.

ASSUNTO(S)

psicologia experimental educacao especial school failure aprendizagem reading behaviorismo (psicologia) leitura children crianças - linguagem reports of errors comportamento verbal correspondence training

Documentos Relacionados