Sedução do drama: estética do paroxismo na simulação do " Linha direta" . / Seduction of drama: aesthetic of paroxysm in the simulation of " Linha direta " tu program
AUTOR(ES)
Maria de Fátima Barreto Bastos
DATA DE PUBLICAÇÃO
2003
RESUMO
A apropriação dos recursos da dramaturgia para integrar o relato telejornalístico tem se mostrado uma tendência, que faz parte de um fenômeno abrangente de espetacularização do cotidiano, aprofundado na contemporaneidade, em boa dose em decorrência dos avanços das tecnologias midiáticas. Mas não é o bastante para explicar este direcionamento que o jornalismo atual abraça com fervor. O uso dos ingredientes próprios do drama, numa categoria de produtos midiáticos que vem sendo batizada de infotainment ou infotenimento, por sua característica de unir a informação e o entretenimento, corresponde a uma estratégia de sedução. A sedução do drama. O programa híbrido de jornalismo e entretenimento Linha Direta, da TV Globo, lança mão dos recursos da dramaturgia, em toda a sua extensão, para formatar sua mensagem, intercalando-os entre narrações diegéticas. Entende-se, neste estudo, que tal abordagem é parte essencial da estratégia do programa para seduzir sua audiência, haja vista que a potencialidade de persuasão é um traço indelével do drama. Detecta-se ainda a influência, na concepção do programa, de estéticas modernas como o melodrama (século XVIII) e seu marcante tom patético, polarização de personagens, efeitos espetaculares, entre outros sintomas convergentes. Também se verifica a presença do Grand-Guignol (século XIX) e sua estética de sangue e do macabro, de onde emerge intenso paroxismo.
ASSUNTO(S)
infotenimento tragédia melodrama dramaturgy journalism grand- guignol melodrama. infotainment grand- guignol, violence. jornalismo tragedy teatro violencia dramaturgia
ACESSO AO ARTIGO
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