Dramaturgia
Mostrando 1-12 de 247 artigos, teses e dissertações.
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1. Deriva e desterritorialização no processo de escrita dramatúrgica Odisseia 116
Resumo: O presente artigo é uma análise do processo de escrita da dramaturgia Odisseia 116 a partir de uma viagem de ônibus entre o Rio de Janeiro e o Iguatu, interior do Estado do Ceará e minha terra natal. A dramaturgia se estruturou sobre uma tríade: as características autobiográficas, a possibilidade de entrevistar pessoas e fotografar as paisagen
REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana. Publicado em: 2022
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2. O belo animal, o drama pós-catástrofe e o paradigma testemunhal
Resumo O estudo parte da noção de “belo animal” para pensar os paradigmas compositivos do drama contemporâneo na esteira das reflexões de Jacques Rancière e Jean-Pierre Sarrazac. Nesse caminho crítico, a imagem anatômica da fábula teatral, ainda presente em teóricos modernos como Hegel e Peter Szondi, é deslocada para uma metáfora teratológic
Alea: Estudos Neolatinos. Publicado em: 2022
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3. O mito desvirtuado e a liberdade da imaginação de Antônio José da Silva
Resumo Este artigo tem como tema as personagens principais da última peça do dramaturgo português Antônio José da Silva (1705-1739), Precipício de Faetonte (1738), com a qual por vezes se compara também as personagens de sua penúltima peça, As variedades de Proteu (1737). Por serem personagens mitológicas, rastreamos a construção das personagens
Alea: Estudos Neolatinos. Publicado em: 2022
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4. Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke)
Resumo Abordando o conjunto das chamadas “peças de fala” (Sprechstücke), as primeiras quatro obras escritas para o teatro ainda nos anos 60 por Peter Handke, Prêmio Nobel de Literatura de 2019, o ensaio busca localizar nelas mais do que o jogo autorreferencial alienado censurado por muitos num suposto pós-modernismo. Relacionando o projeto do autor c
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2021-08
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5. O demônio familiar, de José de Alencar, no Teatro D. Maria II (Lisboa, 1860)
RESUMO Neste artigo são analisadas apresentações de O demônio familiar, de José de Alencar, realizadas no Teatro D. Maria II, em Lisboa, em 1860. O objetivo é mostrar que episódios como este podem ajudar na compreensão sobre as formas de apropriação da dramaturgia brasileira pela cena portuguesa e dos possíveis lugares que ela ocupou nos seus palc
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2021-04
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6. CRÍTICA E HISTORIOGRAFIA LITERÁRIA BRASILEIRAS
Resumo: Os estudos literários brasileiros, depois de manifestações esparsas no período colonial, representadas pela atividade de academias literárias fundadas no século XVIII, só se expandiram efetivamente ao longo do século XIX. A produção literária nacional cresceu em quantidade e qualidade, assim como os estudos literários, que, por um lado, e
Rev. Bras. Lit. Comp.. Publicado em: 2020-12
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7. O artificialismo teatral e crítico de Jean Renoir em A carruagem de ouro
Resumo O artigo investiga o filme A carruagem de ouro (1952), dirigido por Jean Renoir, buscando identificar como as escolhas estilísticas e dramatúrgicas do diretor configuram um artificialismo teatral. A partir da análise da mise-en-scène e da dramaturgia da obra, abordamos como tal artificialismo resulta em uma perspectiva lúdica e incisiva sobre as
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2020-08
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8. Literatura brasileira e dramaturgia nacional: fronteiras e passagens
RESUMO O presente artigo discute a situação das fronteiras e passagens da literatura brasileira e da dramaturgia nacional. A ênfase do estudo recai sobre a necessidade promover uma aproximação entre o universo do teatro nacional e da literatura brasileira nas licenciaturas de Letras do país. Como amostra da profícua aproximação, ao longo do trabalho
Rev. Bras. Lit. Comp.. Publicado em: 2020-04
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9. A TRADUÇÃO DE HUMOR NO TEATRO
Resumo Este artigo pretende trazer reflexões acerca da correspondência entre os Estudos da Tradução, a Dramaturgia e a Linguagem Humorística. Para tanto, será necessário que se levantem problemas acerca da transposição da linguagem humorística de um código linguístico a outro, e especificamente, serão feitas considerações acerca dessa correspo
Cad. Trad.. Publicado em: 2020-04
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10. ESCRITAS HUMANAS, MAS NÃO HUMANÍSTICAS
RESUMO Partindo-se da noção de “outros estruturais” do sujeito projetado/produzido pela tradição humanista, apresentada por Braidotti (2011; 2013; 2016), defende-se que as tecnologias da escrita, notadamente o texto e o livro, são elementos constitutivos do sujeito do humanismo e que tais tecnologias têm seus “outros estruturais” a serem també
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 23/09/2019
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11. A Dramaturgia como Fonte para uma História da Iluminação Cênica: Pirandello capocomico iluminador
Resumo: O presente artigo, na proposta de uma história do pensamento sobre o fazer da iluminação cênica moderna, debruça-se sobre o contexto da cena moderna italiana do início do século XX, utilizando-se da dramaturgia metateatral de Luigi Pirandello como fonte documental para a história do teatro. Assim, trata inicialmente das questões metodológic
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 09/09/2019
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12. Carnavalização no teatro ibérico barroco
RESUMO Este artigo é oriundo da pesquisa resultante na tese de doutorado Antônio José da Silva: uma dramaturgia de convenções1. No presente texto, discute-se o princípio de carnavalização no teatro ibérico a partir de diferentes perspectivas teóricas, dentre as quais a de Mikhail Bakhtin. Nesse sentido, a partir da descrição da personagem-tipo do
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 05/08/2019