Resíduos de pirimifós-metil em grãos de trigo, milho e milho pipoca, em alguns de seus produtos processados e ação residual desse inseticida sobre Sitophilus spp. (Coleoptera, Curculionidae). / Residues of pirimiphos-metil on wheat, corn and popcorn grains, in some of their processed products and residual action of the insecticide on Sitophilus spp. (Coleoptera, Curculionidae).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

Os objetivos do presente trabalho foram avaliar a ocorrência / persistência / degradação de resíduos do inseticida organofosforado pirimifós-metil em grãos de trigo, milho e milho pipoca e em alguns de seus produtos processados, bem como a ação residual desse inseticida sobre Sitophilus spp. (Coleoptera, Curculionidae). O tratamento dos grãos foi realizado de modo a se obter a concentração teórica de 12 mg.kg-1 (ppm) de pirimifós-metil, tendo sido aplicados o equivalente a 5 litros de solução por tonelada de grãos. As amostras para estudos de resíduos foram tomadas aos zero, 15, 30, 60, 120 e 240 dias após o tratamento. O método analítico consta da extração dos resíduos com acetona, limpeza com partição acetonitrila/hexano seguida de coluna cromatográfica de sílica eluída com mistura de hexano+acetona (9/1, v/v). A determinação quantitativa foi feita por técnica de cromatografia em fase gasosa, usando-se cromatógrafo equipado com detector fotométrico de chama (GLC/FPD). Foram analisadas 264 amostras no total, sendo 72 de grãos cereais e 192 de seus produtos processados. Para os estudos de ação residual do inseticida sobre adultos de Sitophilus spp. os insetos foram submetidos a testes em exposição aos grãos tratados após 15 dias decorridos do tratamento, 30 dias após, e, subseqüentemente, em intervalos mensais até 12 meses. Os limites de quantificação dos resíduos pelo método de análise, para os diferentes substratos variaram de 0,05 a 0,1 mg.kg-1. Os resíduos de pirimifós-metil não foram persistentes nos grãos nem em seus produtos processados, decrescendo de 4-8 vezes no período de amostragem. Eles foram maiores nos produtos processados ricos em óleos (farelo de trigo e de milho), menores nos grãos (estes semelhantes às farinhas integral e branca, e pipoca) e, ainda menores, no pão, farinha de milho e canjica. O inseticida pirimifós-metil mostrou-se bastante eficiente no controle de Sitophilus spp., no tratamento dos três tipos de grãos cereais durante todo o período de observação.

ASSUNTO(S)

coleoptero weevil milho pesticide residue resíduo de pesticida gorgulho inseticida organofosforado alimento coleopterous organophosphorous insecticide trigo food milho pipoca corn popcorn wheat

Documentos Relacionados