Qualidade de granola elaborada com passas de caju-do-cerrado e amêndoa de baru / Quality of granola prepared with dried caju-do-cerrado (Anacardium othonianum Rizz) and baru almonds (Dipteryx alata Vog)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/03/2011

RESUMO

A utilização racional de espécies frutíferas do Cerrado e a pesquisa de suas potencialidades nutricionais são de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico de regiões nativas deste ecossistema. O uso da amêndoa de baru e do caju-do-cerrado em produtos mais saudáveis, como a granola, incentiva a inclusão de alimentos regionais saudáveis à dieta. O objetivo deste trabalho foi avaliar as características físicas e nutricionais, a qualidade microbiológica, a aceitabilidade e a estabilidade de granola elaborada com passas de caju-do-cerrado e amêndoa de baru. Os pedúnculos de caju-do-cerrado foram submetidos à desidratação osmótica e à secagem em estufa a 65 C por 6 horas, para a obtenção de cajus passas. Foram elaboradas granolas com proporções de 5%, 10% e 15% de cajus passas e 10% de amêndoa de baru, em substituição às uvas passas pretas, castanha-de-caju e castanha-do-Brasil da granola controle. As granolas foram submetidas às análises microbiológicas e de aceitação em laboratório. A granola considerada mais aceita foi avaliada quanto à composição centesimal, minerais (Ca, Fe, Zn, Na, Mg, K e P), atividade de água e textura, durante 100 dias de armazenamento. As condições microbiológicas das granolas estavam em conformidade com a legislação. A granola com 10% de cajus passas obteve a maior aceitação. Além disso, teve maiores teores protéicos (11,74 g/100 g), de fibra alimentar (11,53 g/100 g) e de ferro (3,21 mg/100 g), e menores concentrações de umidade (5,70 g/100 g), atividade de água (0,31), sódio (57,77 mg/100 g), lipídeos (15,02 g/100 g), açúcares totais (33,09 g/100 g) e menor valor energético total (395,22 kcal/100 g), comparada à controle. Durante 100 dias de armazenamento, a granola com 10% de cajus passas foi considerada aceita por 85,54 a 95,24% dos provadores, e manteve a textura crocante mesmo com alterações de umidade e de atividade de água. O elevado potencial nutritivo da granola com frutos do Cerrado e a sua estabilidade poderão incentivar o consumo de frutos nativos e atender à demanda crescente por alimentos mais saudáveis e naturais.

ASSUNTO(S)

cerrado dipteryx alata vog anacardium othonianum rizz granola nutricao 1. granola; 2. anacardium othonianum rizz; 3. dipteryx alata vog; 4. cerrado; 5. características nutricionais anacardium othonianum rizz granola cerrado dipteryx alata vog nutritional characteristics características nutricionais

Documentos Relacionados