Quais objetivos ou metas gerais no manejo dos pacientes com diabetes mellitus tipo 2? Quando as metas podem ser menos rígidas?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Minas Gerais - NUTEL

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Com base nos resultados da Prospective Diabetes Study Reino Unido (UKPDS), que revelou a importância do controle glicêmico em minimizar as complicações macrovasculares relacionadas com a diabetes, níveis de hemoglobina glicada abaixo de 7% é a meta para a maioria de pacientes (Nível B).

Além disso, é fundamental no seguimento de um paciente portador de DM2 a otimização da pressão arterial sistêmica, meta<130/80mmHg (Nível B); do controle lipídico, meta LDLc<100 ou <70 se apresentar outros fatores de risco (Nível B) e do IMC <25kg/m2 (Nível A).

Os níveis de A1C alvo em pacientes com diabetes tipo 2 devem ser individualizados para cada paciente, com maior flexibilidade para os pacientes mais velhos e aqueles com uma expectativa de vida limitada¹. Metas menos rígidas de HbA1c (como <8%) pode ser apropriado para pacientes com história de hipoglicemias intensas e/ou frequentes, expectativa de vida limitada ou complicações micro e macrovasculares avançadas 1, (Nível B).

ASSUNTO(S)

cuidados primários de saúde médico t89 diabetes insulinodependente assistência centrada no paciente diabetes mellitus tipo 2 serviços de saúde a - estudos experimentais ou observacionais de melhor consistência b - estudos experimentais ou observacionais de menor consistência

Documentos Relacionados