Programa universidade para todos: prouni e a concepção de sujeito, em Edgar Morin. / Program university for all: prouni and the conception of citizen, in Edgar Morin.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

14/04/2010

RESUMO

Esta dissertação aborda o Programa Universidade para Todos ProUni e a concepção de sujeito, em Edgar Morin. Seu objeto de estudo é o estudante bolsista do ProUni na concepção de sujeito em Edgar Morin. O objetivo é identificar e compreender quem é o sujeito, o estudante bolsista do ProUni, pela ótica do pensamento complexo desse pensador francês. O referencial teórico adotado foi o pensamento complexo de Morin, que enxerga o ser humano a partir de uma visão complexa de mundo, e defende que o homem não pode ser compreendido dentro de uma visão fragmentada e reducionista. Os procedimentos metodológicos adotados foram levantamento e pesquisa bibliográfica não só sobre o pensamento complexo de Morin, mas também sobre o ProUni; apropriação, estudo e análise de dados de pesquisa de campo realizada pelo Grupo de Pesquisa ProUni e Inclusão Social, do qual o autor é participante. Essa pesquisa é financiada pela CAPES e pelo INEP, e realizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Ensino e Questões Metodológicas em Serviço Social NEMESS, pelo Núcleo de Estudos da Complexidade COMPLEXUS, ambos da PUC/SP, e pelo Núcleo Interinstitucional de Investigação da Complexidade NIIC, da UNINOVE.

ASSUNTO(S)

inclusão social complexidade prouni ensino superior. educacao education subject complexity social inclusion prouni higher education. educação sujeito

Documentos Relacionados