Preparacao Vocal
Mostrando 1-12 de 18 artigos, teses e dissertações.
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1. Estudo comparativo do perfil vocal de atores de teatro profissionais e atores em fase de formação acadêmica
Resumo:OBJETIVO:comparar o perfil vocal de atores de teatro profissionais e de atores em fase de formação acadêmica para verificar se existem diferenças entre o padrão de uso de voz.MÉTODOS :a amostra consistiu de 25 atores profissionais e de 25 atores em fase de formação acadêmica. O estudo foi realizado por meio do registro e análise de vozes dos
Rev. CEFAC. Publicado em: 2015-08
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2. Índice de desvantagem para o canto moderno em cantores evangélicos de igrejas tradicionais e pentecostais
OBJETIVO:verificar queixas, sintomas vocais e laringofaríngeos e desvantagem vocal de cantores evangélicos, comparando cantores de igrejas tradicionais com cantores de igrejas pentecostais.MÉTODOS:foram analisados 100 cantores evangélicos, de ambos os sexos, divididos em grupos tradicional e pentecostal. Aplicou-se um questionário sobre profissão, auto
Rev. CEFAC. Publicado em: 2015-04
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3. A Influência do Trabalho de Delsarte nos Estados Unidos a partir do Final do Século XIX
RESUMO Este texto trata da influência de François Delsarte em várias correntes do treinamento corporal, teatral e da preparação vocal nos Estados Unidos, a partir do final do século XIX. Apresenta-se a forma como suas ideias foram desenvolvidas e transformadas no país, desde 1870, tornando-se, em sua última fase, iniciada na década de 1880, uma teor
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
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4. Cantores que atuam/atores que cantam : barreiras, desafios e aprendizagens na prática artística interdisciplinar
Este trabalho é uma pesquisa sobre a formação de profissionais atuantes em Porto Alegre que cantem e atuem em espetáculos que envolvam o teatro e a música cantada em cena, sejam eles denominados como teatro, teatro musical, ópera ou qualquer outro gênero de espetáculo que envolva essas duas formas de expressão artística. Foi feita uma pesquisa qual
Publicado em: 2011
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5. Missa e Do menor de Henrique Oswald para coro, orgão e orquestra de cordas : um estudo analitico e interpretativo a partir dos parametros da musica sacra de Romantismo / Mass in C minor by Henrique Oswald for chorus, string orchestra and organ : analytical and interpretive study based on Parameters for Scred Music of the Romantic Period
Tendo em vista a preparação de um regente que se disponha a executar a Missa em Dó menor de Henrique Oswald, este trabalho sugere um processo para auxiliá-lo desde o primeiro contato com a partitura até a sua apresentação pública. O trabalho, que tem como foco central a Missa em Dó menor, é composto por quatro capítulos e um anexo. Nele abordam-se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/02/2009
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6. Estrutura e uso do Repertório Vocal de Leontopithecus chrysomelas (Primates: Callitrichinae) em cativeiro
O mico-leão-da-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas Kuhl, 1980) é um primata endêmico do Brasil e, atualmente, é classificado como ameaçado de extinção. Devido a isso e a sua estreita distribuição geográfica (apenas Minas Gerais e Bahia, em unidades de conservação), torna-se imprescindível o estudo com esses animais com o intuito de subsidia
Publicado em: 2009
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7. A formação dos professores de matemática por meio dos jogos teatrais
O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa interligando Matemática e Teatro, duas importantes áreas da educação. O objetivo era investigar como as atividades e os jogos cênicos podem contribuir na formação docente durante o curso de Licenciatura em Matemática, através da vivência, preparação e execução de aulas mais criativa
Publicado em: 2009
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8. Os Princípios da ressonância vocal na ludicidade dos jogos de corpo-voz para a formação do ator.
Esta pesquisa trata sobre o estudo da ressonância da voz em dinâmicas lúdicas de jogos corpóreo-vocais para a formação do ator. O objetivo é, a partir do entendimento dos princípios sonoros da ressonância vocal no corpo físico e energético, desvendar a ressonância como caminho no processo criativo do ator. Na flauta vocal interna do corpo flui a
Publicado em: 2008
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9. Consciência corporal e preparação vocal: apontamentos para o trabalho de voz com alunos de artes cênicas.
Esta dissertação consistiu numa reflexão sobre o trabalho de voz desenvolvido com os alunos das séries iniciais dos cursos de Teatro da Faculdade de Artes do Paraná, no que diz respeito ao domínio técnico e expressivo do corpo para a expressividade vocal. Tendo como referenciais teóricos do Teatro - Stanislavski e Grotowski - meu objetivo foi estudar
Publicado em: 2008
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10. Canção do mar de Salema : um processo de criação de ambiência sonora articulado pela voz do ator.
A presente dissertação aborda o processo de criação do laboratório A Ambiência Sonora na Cena, instruindo exercício de preparação vocal e a criação de jogos sonoros para composição da sonoridade da cena, por meio da orquestração das vozes dos atores associadas a sons de objetos, utilizados no processo criativo. As reflexões presentes neste tr
Publicado em: 2007
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11. Modelagem e tessitura de voz para o ator: memória da experiência de ?a voz em off? e sua aplicação na interpretação de textos.
O texto que compõe esta dissertação parte, nos dois primeiros capítulos, do apontamento do processo, tanto do raciocínio, quanto do desenvolvimento das atividades que fizeram parte da preparação dos atores do projeto A Voz em Off. O terceiro capítulo é voltado para o ator, enquanto agente da concretização dos resultados práticos obtidos. Através
Publicado em: 2006
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12. "Symphony of Psalms by Igor Stravinsky: subsidy for an interpretation." / Sinfonia dos salmos de Igor Stravinsky : subsidios para uma interpretação
Em busca de uma maior compreensão da Sinfonia dos Salmos de Igor Stravinsky, tendo em vista sua interpretação dentro de um processo de preparação e execução, o presente trabalho apresenta recursos teóricos, históricos e técnicos bem como aponta elementos interpretativos como subsídios para o desenvolvimento de tal processo. O trabalho é composto
Publicado em: 2006