Planejamento Estratégico no Ambiente de Redes Interorganizacionais: um estudo comparativo. / Strategic Planning in Inter-Worknets Environment: a comparative study.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O presente trabalho analisa o ambiente empresarial tradicional e o ambiente de redes interorganizacionais quando da elaboração do planejamento estratégico (PE). Para tal, partese da premissa de que o principal tópico de mudança organizacional, nas últimas décadas, envolve a estrutura das organizações. Tais mudanças são reações das organizações às fortes pressões mercadológicas que elevaram o nível de competitividade. Assim, o estabelecimento de relações colaboradoras surgiu como forte ferramenta de desenvolvimento empresarial, entretanto acarretou na mudança da forma com que se observam as empresas. Neste contexto, o planejamento estratégico tradicional torna-se alvo de análise em virtude deste novo ambiente organizacional que se forma quando da concepção de estruturas em redes de empresas. O objetivo geral nesta dissertação consiste em promover uma análise comparativa do processo de Planejamento Estratégico (PE) entre uma empresa de formato tradicional e uma rede interorganizacional, em função do contraste entre os ambientes organizacionais. Para tanto, será analisada a construção do planejamento estratégico em um ambiente empresarial tradicional (uma única empresa) estabelecendo uma comparação com o mesmo processo em uma rede interorganizacional (empresas em rede). Supõe-se que o ambiente organizacional em rede difere-se do ambiente organizacional tradicional. Desta forma, o processo de planejamento estratégico é diferenciado por força da divergência estrutural entre os ambientes organizacionais. O objetivo do presente estudo é interpretar possíveis divergências na elaboração do PE entre os ambientes neste estudo denominados: tradicional e redes interorganizacionais. Complementarmente o estudo supõe que este processo de planejamento estratégico permite o acesso a informações e recursos privilegiados que processados possibilitam o desenvolvimento do conhecimento das organizações e, portanto, torna-se ferramenta importante para o desenvolvimento organizacional. Tais suposições e objetivos foram atingidos com base em questionário estruturado e entrevista pessoal com os gestores de Planejamento Estratégico das duas empresas pesquisadas. Ambas são reconhecidas no cenário nacional e internacional representando a relevância do estudo.

ASSUNTO(S)

enterprise environment planejamento estratégico strategic planning administracao ambiente empresarial competitivity. competitividade

Documentos Relacionados