Percepção musical como compreensão da obra musical: contribuições a partir da perspectiva histórico-cultural / Musical perception as understanding of musical workmanship: contributions from historical-cultural perspective
AUTOR(ES)
Maria Flávia Silveira Barbosa
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Este trabalho toma como objeto de estudo a percepção musical. Apresenta uma análise crítica de ementas, programas e livros usados na disciplina Percepção Musical, em cursos brasileiros de graduação em Música, através da qual busca desvelar as concepções sobre a percepção musical e seu desenvolvimento que servem de fundamento a esse material. O referencial teórico adotado, a perspectiva histórico-cultural que postula a natureza social e histórica do desenvolvimento humano e a percepção humana como um processo estrutural e semiótico , permitiu identificar, através dessa análise, um entendimento da percepção musical como um processo atomístico baseado no reconhecimento e reprodução dos elementos formadores da linguagem musical. Assumindo a música (efetivamente) como uma forma de linguagem e uma concepção enunciativo-discursiva da linguagem, procura, então, trabalhar com a idéia de que os processos perceptivos em música podem ser considerados como sinônimo de compreensão da obra musical e tenta desenvolver concretamente algumas idéias que possam orientar uma proposta metodológica alternativa para a Percepção Musical.
ASSUNTO(S)
perspectiva histórico-cultural musical perception historical-cultural perspective percepção musical educação musical musical education
Documentos Relacionados
- Concepção histórico-cultural do cérebro na obra de Vigotski
- Emoções e vivências em Vigotski: investigação para uma perspectiva histórico-cultural
- Evaluation of the teaching and learning process in mathematics: contributions from the historical-cultural theory.
- IMPLICAÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
- Psychology &Law: a view from historical-cultural perspective