Musical Perception
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1. Subjective time under altered states of consciousness in ayahuasca users in shamanistic rituals involving music
Ayahuasca is described as a hallucinogenic substance whose property is to alter the subjective experience of time and impair the perception of the passage of time during stimuli of more than two to three seconds. The dose-dependent effects of two concentrations of ayahuasca in the ritualistic context were investigated employing temporal reproduction tasks in
Braz J Med Biol Res. Publicado em: 2020-08
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2. Music as a transpersonal care tool - perceptions of hospitalized people assisted in the university extension
RESUMO Objetivo: analisar a percepção de pacientes hospitalizados sobre o cuidado recebido por meio de uma visita musical extensionista sob as lentes da Teoria do Cuidado Transpessoal. Método: pesquisa descritivo-exploratória-qualitativa realizada em um hospital baiano, com 15 pacientes hospitalizados, entrevistados até 24 horas após terem recebido a
Esc. Anna Nery. Publicado em: 13/01/2020
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3. Elaboration of an instrument to evaluate the recognition of Brazilian melodies in children
Resumo Introdução: Há evidências que apontam para a importância da avaliação da percepção musical através de instrumentos objetivos e subjetivos. No Brasil, há escassez de instrumentos que avaliem a percepção musical. Objetivo: Desenvolver um instrumento para avaliar o reconhecimento de melodias tradicionais brasileiras e investigar o desempen
Braz. j. otorhinolaryngol.. Publicado em: 13/12/2019
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4. Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças: revisão sistemática
RESUMO Objetivo Verificar a contribuição do treinamento musical nas habilidades do processamento auditivo em crianças. Estratégia de pesquisa Realizou-se uma busca no mês de agosto de 2018, usando os descritores Music, Child, Childhood, Children, Evoked Potentials, Auditory, Auditory Perception, Auditory Processing, utilizando o operador AND. Critér
Audiol., Commun. Res.. Publicado em: 04/07/2019
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5. A construção social do professor de música
RESUMO O presente estudo teve como objetivo verificar o potencial das Licenciaturas em Música em ressocializar o indivíduo em sua formação musical. Aferiu-se como esta instância socializadora participa na construção identitária de jovens professores de música, em especial da identidade profissional. O estudo abrangeu todas as instituições com o cu
Educ. rev.. Publicado em: 02/05/2019
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6. Pitch-Matching Accuracy and Temporal Auditory Processing
Abstract Introduction Pitch-matching refers to the ability to vocally reproduce an acoustic model in a corresponding tone to the presented sound. This ability, which is dependent on pitch perception ability, can vary among individuals, and some are not able to sing in the correct tune or discriminate differences between tones. Objective To correlate pitc
Int. Arch. Otorhinolaryngol.. Publicado em: 2018-06
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7. Dança Zouk : trajetórias do aprendiz
This study is about the learning of the Zouk dance and has the aim to understand how the student coordinate the information at the moment of learning as well as to observe the way he reacts and orientates himself from the received information. The observations involve the way how the student tries to adequate the body to the gestual to accomplish the movemen
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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8. A Disciplina Percepção Musical no contexto do Bacharelado de Música da UFPB uma investigação à luz de perspectivas e tendências pedagógicas atuais.
Este trabalho teve como objetivo investigar o universo contextual no qual a Disciplina Percepção Musical está inserida e estruturada, ao mesmo tempo compreender quais são as perspectivas predominantes que têm embasado o seu planejamento didático, bem como, identificar não somente os seus problemas, como também alternativas para o enfrentamento desses
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/12/2011
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9. Coeficiente de espalhamento sonoro de painéis perfurados / Scattering sound coefficient of perforated panels
Project studios, concert halls, theaters or places that require quality acoustics for musical activities, require studies on its volume, shape and composition of their surfaces, in order to achieve a place that fulfills its function acoustics. In cases where the volume and shape of these rooms are already defined, it is the acoustic designer to define materi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/08/2011
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10. Cinco abordagens sobre a identidade da Rabeca
A rabeca é um cordofone tangido por um arco. A introdução desse instrumento no Brasil é atribuída a portugueses e espanhóis. Sua origem mais remota é creditada à rabeca medieval. A presente dissertação aborda alguns aspectos da Rabeca na Região Nordeste. Inicia com um breve histórico sobre os antecedentes da rabeca na Europa. Apresenta caracterí
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/05/2011
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11. Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicas / Perception of music as theme and as an academic discipline
Minha dissertaÃÃo procura elaborar, avaliar e relacionar pesquisas no campo da percepÃÃo musical enquanto tema e enquanto disciplina acadÃmica na perspectiva de atentar para uma metodologia de ensino que seja atualizada e prÃxima do nosso contexto brasileiro. Relata os processos pessoais que me despertaram a transformar minhas experiÃncias perceptivo-
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
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12. Percepção de notas musicais após ingestão moderada de etanol por mulheres e homens / Perception of musical notes after moderate ingestion of ethanol by women and men.
Our objective was to evaluate in young adult women and men the consequences of moderate ethanol intake on the perception of the musical notes D, F, and A. Blood alcohol concentrations were measured with a breathalyzer apparatus. The study included 20 men and 20 women 18-30 years old. These were not musicians, not drug users, or consumers of other toxic subst
Publicado em: 2011