Teatro Performativo
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
-
1. Presença e Micropolítica do Sensível: Ouverture Alcina, um caso de composição pós-dramática
Resumo: A noção de presença provoca um intenso debate no campo das artes cênicas atuais. Este texto apresenta um panorama das teorias recentes e propõe uma abordagem ao estudo da presença sob o prisma das epistemologias das práticas do corpo e do gesto, bem como da noção de afeto (Massumi, 1995; 2015). A análise do espetáculo Ouverture Alcina, um
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-12
-
2. O Corpo Performativo: questões da cena contemporânea
Resumo: O artigo coloca em perspectiva uma pesquisa de cerca de dez anos, cruzando um olhar sobre textos dramáticos que contêm representações do corpo, e o estudo de formas cênicas atuais nas quais a presença do corpo é evidente. Considerando que é impossível limitar o teatro ao texto, afirmamos que também é impossível evitá-lo. A primeira parte
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-04
-
3. Para um Teatro Performativo em Pirandello: um breve diálogo com Deleuze e o teatro da repetição
RESUMO Este artigo é o resultado de pesquisa prática no campo das artes cênicas, com ênfase nos processos e resultados artísticos alcançados nos estudos de cena pirandellianos. Na busca de uma teatralidade construída a partir do cruzamento entre teatro e performance, investiga-se a dramaturgia do autor italiano a partir de seu nó principal: a constat
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-12
-
4. Da performance ao cinema: análise sobre as experiências em metamorfoses de Ofélia / Performance of the film: analysis of the experiences metamorphosis of Ophelia
Esta dissertação tem como cerne de investigação realizar uma análise sobre a fronteira existente entre Teatro e Cinema na montagem dos Filmes de Teatro, elaborados por inúmeros diretores na contemporaneidade. A unidade de análise será realizada a partir da dualidade teórico/prática sobre a influência que o processo criativo de outro artista, neste
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/04/2012
-
5. Gaps in eternity: time and repetition in the theather of Jean-Luc Lagarce / Brechas na eternidade: tempo e repetição no teatro de Jean-Luc Lagarce
A repetição, diria David Hume, nada muda no objeto que se repete em si, mas altera algo no espírito que o contempla: ela desencadeia uma diferença de percepção naquele que observa. Os textos do dramaturgo francês Jean-Luc Lagarce (1957-1995) são marcados pelo retorno sistemático de palavras, frases, expressões, personagens e temas, a ponto de a cr�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
-
6. O teatro performativo: a construção de um operador conceitual
O objeto desta dissertação é o operador conceitual teatro performativo, formulado pela pesquisadora franco-canadense Josette Féral. O teatro performativo é abordado como uma ferramenta de reflexão e análise sobre algumas práticas cênicas contemporâneas. Nosso objetivo é o de mapear a pesquisa de Fèral, que ainda se encontra em processo de elabora
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
-
7. DIMENSIONS PERFORMATIVES DE L¿EXPÉRIENCE THÉÂTRALE CONTEMPORAINE: UN DIALOGUE CONSTRUCTIVISTE AVEC RENÉ POLLESCH / ACENTOS PERFORMATIVOS NA EXPERIÊNCIA TEATRAL CONTEMPORÂNEA: UM DIÁLOGO CONSTRUTIVISTA COM RENÉ POLESCH
Esta tese se propõe à construção de uma perspectiva teórica que observe determinados experimentos teatrais contemporâneos a partir de sua performatividade e de possíveis deslocamentos entre a atividade teórica e a prática teatral. As proposições de Hans Ulrich Gumbrecht, bem como as pesquisas da teórica do teatro Josette Féral ¿ buscando integr
Publicado em: 2001