O desenvolvimento da compreensÃo interdisciplinar discente em cursos de formaÃÃo de professores: construÃÃo de significados e sentidos / The development of student understanding in interdisciplinary courses for teachers: constructing meanings and feelings

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

09/05/2011

RESUMO

Este estudo tem como principal objetivo analisar o processo de desenvolvimento da concepÃÃo interdisciplinar nos cursos de formaÃÃo de professores. Teve-se como foco a observaÃÃo das relaÃÃes interdisciplinares tecida pelos discentes na disciplina de DidÃtica I, em seminÃrios temÃticos, privilegiando estes por seu carÃter intersubjetivo. Nossa intenÃÃo em observar os seminÃrios foi a de buscar perceber que racionalidade emerge desses eventos, se mais integradora e comunicativa, condizente com o paradigma da interdisciplinaridade; se mais instrumental estratÃgica, aliada à uma perspectiva de fragmentaÃÃo do saber. O estudo encontra justificativa mediante a necessidade docente de desenvolver uma prÃxis pedagÃgica que abarque as complexas demandas da sociedade em rede de informaÃÃes, que exigirà desse profissional uma atitude dialÃgica e interdisciplinar. Nossa hipÃtese inicial à a de que as atividades em grupo, vivenciadas de maneira institucional pelo futuro professor em sua formaÃÃo inicial, podem se constituir em importante espaÃo de convergÃncia dos diferentes campos disciplinares, socioculturais e textuais, num diÃlogo intersubjetivo, significativo, imbuÃdo de diferentes pontos de vista e, portanto, propiciador do pensamento interdisciplinar. A pesquisa realizada ancorou-se na abordagem qualitativa, na perspectiva etnogrÃfica e observou um grupo de alunos da disciplina de DidÃtica entre o perÃodo de marÃo a abril de 2010. Teve como instrumentalizaÃÃo de coleta dados o registro de notas de campo, gravaÃÃes em Ãudio e entrevista semiestruturada individual. A anÃlise dos dados demonstrou que, nas discussÃes observadas, apesar da perspectiva interdisciplinar ter uma boa aceitaÃÃo no nÃvel teÃrico, os alunos ainda possuem certa dificuldade de compreender como ela pode ser aplicada na prÃtica educativa. No entanto, o grupo foi capaz de reconhecer que o desenvolvimento das diversas inteligÃncias humanas proporciona um perfil de sujeito mais apto a uma postura interdisciplinar. Foi evidenciado tambÃm pelo grupo que saberes provenientes de suas trajetÃrias pessoais constituem-se como elementos agregadores na compreensÃo interdisciplinar de mundo. Tornou-se perceptÃvel ainda que, na discussÃo intersubjetiva a qual os alunos estavam envolvidos, vence o argumento mais forte, mas nÃo no sentido de dominar as demais pretensÃes argumentativas presentes no grupo, e sim no sentido de orientar a prÃxis a partir da proposiÃÃo que pareceu mais significativa a todos. O acompanhamento desse processo nos permite afirmar que, ao longo do seu desenvolvimento, nÃo existiu apenas um consenso final, mas sim uma sÃrie de consensos que foram sendo estabelecidos, sem os quais a proposta nÃo poderia vir a conhecer desdobramentos. Sem esses acordos realizados intersubjetivamente, nÃo seria possÃvel que o grupo entrasse em uma sinergia, que culminou em uma produÃÃo comum, marcada pela contribuiÃÃo de diversos olhares.

ASSUNTO(S)

educacao interdisciplinaridade racionalidade da aÃÃo comunicativa formaÃÃo de professores interdisciplinarity rationality of the communicative teacher formation estudantes universitÃrios - fortaleza(ce) - atitudes professores - formaÃÃo - fortaleza(ce) abordagem interdisciplinar do conhecimento na educaÃÃo - fortaleza(ce) prÃtica de ensino - fortaleza(ce)

Documentos Relacionados