O desencanto utópico ou o juízo final: um estudo comparado entre A costa dos murmúrios, de Lídia Jorge, e Ventos do apocalipse, de Paulina Chiziane. / The utopian disenchantment or the doomsday: a comparative study between The coast of murmurs, by Lídia Jorge, and Winds of the apocalypse, by Paulina Chiziane
AUTOR(ES)
Debora Leite David
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Esta tese de doutoramento analisa a voz feminina que conta a guerra e as representações literárias possíveis, a partir de simbolizações de extermínio e ruptura no espaço da guerra em Moçambique. A análise será realizada por um viés comparatista, tendo em conta a circulação de repertórios literários que se realiza entre os países de língua oficial portuguesa e a perspectiva do comparatismo da solidariedade (Benjamin Abdala Junior), uma estratégia crítica para se relevar o comunitarismo cultural, de acordo com a linha de pesquisa literatura e sociedade nos países de língua portuguesa. Desta forma, buscaremos consolidar um pensamento crítico em torno da hipótese de investigação pela qual se efetiva na imagem literária a desconstrução de mitos sociais que têm sua história em termos sociais, destacando os respectivos aspectos históricos e a ascensão dos comunitarismos possíveis (de gênero, da língua, da cultura), por meio da análise comparativa dos romances A costa dos murmúrios, de Lídia Jorge (Lisboa, 1988) e Ventos do apocalipse, de Paulina Chiziane (Maputo, 1995).
ASSUNTO(S)
contemporary romance guerra intellectual position lídia jorge lídia jorge moçambique mozambique paulina chiziane paulina chiziane posição do intelectual romance contemporâneo war
Documentos Relacionados
- De armas e de palavras: um estudo comparado da temática da guerra em Terra Sonâmbula, de Mia Couto, e Ventos do Apocalipse, de Paulina Chiziane
- A condição feminina em Balada de amor ao vento, de Paulina Chiziane.
- Jorge, internacionalmente Amado
- A REPRESENTAÇÃO DA ALTERIDADE NUM CONTEXTO PÓS-COLONIAL: A COSTA DOS MURMÚRIOS DE LÍDIA JORGE EM TRADUÇÃO INGLESA E FRANCESA
- Jorge, Enrique, seus personagens