A condição feminina em Balada de amor ao vento, de Paulina Chiziane.
AUTOR(ES)
Sávio Roberto Fonseca de Freitas
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
29/03/2012
RESUMO
O objetivo do estudo é analisar o romance Balada de amor ao vento, mostrando que o tema da condição feminina leva Paulina Chiziane a inaugurar uma nova categoria de balada no feminino: a balada em prosa poética. Esta categoria de balada traz, da poesia para a narrativa, elementos estéticos que, no romance em tela da escritora moçambicana, funcionam como uma estratégia literária para preservar a tradição oral da contação de estórias em volta da fogueira no romance contemporâneo e viabilizar a discussão crítica sobre o tema da condição feminina frente à hegemonia patriarcal em Moçambique. A estória de amor entre Mwando e Sarnau representa as tensões políticas, culturais e religiosas da sociedade moçambicana aculturada, à medida que possibilita uma leitura do papel da mulher presa a uma estrutura social incompatível com a proposta de modernização do país que ainda sedimenta o processo de formação identitária.
ASSUNTO(S)
paulina chiziane literatura moçambicana balada em prosa poética condição feminina letras mozambican literature paulina chiziane ballad in prose poetry feminine condition
ACESSO AO ARTIGO
http://bdtd.biblioteca.ufpb.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2353Documentos Relacionados
- A consciência da subalternidade: trajetória da personagem Rami em Niketche de Paulina Chiziane
- O desencanto utópico ou o juízo final: um estudo comparado entre A costa dos murmúrios, de Lídia Jorge, e Ventos do apocalipse, de Paulina Chiziane.
- Guerras, mulheres e memórias: entrevista com a escritora Paulina Chiziane
- Narrativas da moçambicanidade : os romances de Paulina Chiziane e Mia Couto e a reconfiguração da identidade nacional
- Subjetividades femininas: mulheres negras sob o olhar de Carolina Maria de Jesus, Maria Conceição Evaristo e Paulina Chiziane