Romance Contemporaneo
Mostrando 1-12 de 125 artigos, teses e dissertações.
-
1. Tempo e romance contemporâneo para além do realismo traumático
RESUMO Esse ensaio tenciona analisar romances contemporâneos que lidam com a memória fora do referencial teórico do denominado realismo traumático. Início tratando de uma das versões mais destacáveis do trauma dentro da produção contemporânea em artes, a relação entre realismo traumático e arquivo. Depois, lido com o tema da nostalgia em dois ro
Revista Brasileira de Literatura Comparada. Publicado em: 2022
-
2. É ISTO UM ROMANCE?
Resumo Propomos, neste trabalho, uma análise de Eles eram muitos cavalos (2001/2006), do escritor contemporâneo brasileiro Luiz Ruffato. Procuramos problematizar a discussão sobre a possível configuração desta obra sob a forma, denominada pelo próprio autor, de uma “instalação literária”. Ao apresentar este modo de fazer literário, Ruffato pro
Ilha do Desterro. Publicado em: 2022
-
3. Bakhtin - uma memória pessoal
RESUMO O texto relembra e comenta, numa perspectiva pessoal, o impacto da descoberta de Mikhail Bakhtin no ambiente acadêmico brasileiro de modernização dos estudos da linguagem nas décadas de 1970 e 1980, quando retomavam-se as linhas de pesquisa do chamado “formalismo russo”, na esteira de uma ascensão da Linguística como ciência de ponta, em on
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2021-06
-
4. No(s) (des/re)encontro(s) das vozes, a construção dialógica da polêmica em enunciados de temática político-religiosa
RESUMO Nas obras de Bakhtin sobre o romance polifônico de Dostoiévski, há um conjunto de noções muito relevantes para a análise do funcionamento da palavra bivocal, concebida como um enunciado direcionado tanto para o seu objeto referencial como para o discurso de outrem acerca desse objeto, com todas as refrações das vozes que já o valoraram nas in
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2021-06
-
5. A autoficção e o romance contemporâneo
Resumo Este artigo parte da ideia de que o mundo de hoje se caracteriza pela exposição da vida privada, o que acarreta mudanças nas figurações do romance. Haveria, assim, um entrecruzamento entre a autoficção e o romance contemporâneo, que se apropria de elementos das escritas de si a fim de dar a impressão de que é baseado em fatos reais. Após es
Alea. Publicado em: 2020-12
-
6. Transver os estudos brasileiros: quem estuda quem e como?
Resumo Este artigo parte da ideia de que o mundo de hoje se caracteriza pela exposição da vida privada, o que acarreta mudanças nas figurações do romance. Haveria, assim, um entrecruzamento entre a autoficção e o romance contemporâneo, que se apropria de elementos das escritas de si a fim de dar a impressão de que é baseado em fatos reais. Após es
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2020-12
-
7. FICÇÃO ONÍVORA: O ROMANCE BRASILEIRO DO AGORA
Resumo: Em uma tradição periférica, marcada por atrasos estéticos, o a produção romanesca no Brasil usa o conceito de apropriação, não de códigos de grandes autores específicos. Ela utiliza elementos de vários gêneros narrativos, desfazendo os limites entre eles. Tal prática dá ao romance contemporâneo brasileiro um status de síntese da narr
Rev. Bras. Lit. Comp.. Publicado em: 2020-12
-
8. Entrevista com Ottmar Ette
Resumo A entrevista com o Ottmar Ette, Catedrático de Literatura Comparada e Línguas Românicas, foi realizada na Universidade de Potsdam em 2018 e teve por objetivo expor as ideias do professor acerca de diferentes abordagens teóricas trazidas pelo estudioso em suas obras. Os questionamentos tratam do contexto contemporâneo, da mobilidade nos dias atuai
Alea. Publicado em: 11/11/2019
-
9. O entrelugar da experimentação no romance latinoamericano contemporâneo: Manuel Puig e Caio Fernando Abreu
Resumo Analisamos os discursos e as formas de experimentação da narrativa romanesca desenvolvidos por Manuel Puig, em Boquitas pintadas, e por Caio Fernando Abreu, em Onde andará Dulce Veiga?, a partir da noção de entrelugar. Por meio de tal lugar, instável e marcado por trocas e reelaborações simbólicas, é possível pensar, em ambos os romances, a
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 31/10/2019
-
10. Quem é Shar em NW e suas traduções para o português? Um estudo da representação da personagem baseado em valores atitudinais
Resumo: Este trabalho se apoia na perspectiva martiniana da Linguística Sistêmico-Funcional (MARTIN 1992, MARTIN; ROSE 2007) para abordar a tradução como reinstanciação interlinguística (SOUZA, 2010), adotando um enfoque interpessoal. O objetivo é estudar a representação de uma personagem da narrativa NW e de suas traduções para o português e el
Ilha Desterro. Publicado em: 29/08/2019
-
11. Genji Monogatari - traduzindo a literatura japonesa do século XI para o leitor ocidental contemporâneo
Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar os percursos tradutológicos de Genji Monogatari, ou, em português europeu, O Romance de Genji, um clássico da literatura japonesa, escrito por Murasaki Shikibu no século XI, a fim de inteirar-se sobre sua recepção e sua difusão literária por meio de suas traduções na língua inglesa. Originalmente con
Ilha Desterro. Publicado em: 29/08/2019
-
12. A tradução como particular experiência de leitura: Triz, de Pedro Süssekind
Resumo Levando em consideração que a leitura - sob a perspectiva hermenêutica de Jauss (1993) - é, acima de tudo, um ato interpretativo, privilegiando, de maneira fulcral, o papel do leitor-receptor da obra literária, o presente estudo visa verificar com que recursos procedimentais o romance brasileiro contemporâneo Triz (2011), de Pedro Süssekind, at
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 27/06/2019