O conceito de liberdade em Hobbes: o Estado como mecanismo de limitaÃÃo e de efetivaÃÃo da liberdade humana / The concept of liberty in Hobbes: the state as a mechanism for limiting and for realization of human freedom

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo investigar o problema da liberdade humana na concepÃÃo de Estado em Thomas Hobbes. O ponto de partida està na compreensÃo do conceito de liberdade, que, no sistema de Hobbes, significa ausÃncia de impedimentos externos ao movimento de quaisquer tipos de corpos. A partir disso, procuramos discorrer sobre o significado de liberdade na inexistÃncia de uma condiÃÃo polÃtica. Para Hobbes, o homem à um animal apolÃtico por natureza e, enquanto tal, prefere a liberdade e o domÃnio sobre os outros à vida em sociedade civil, mas o homem do estado de natureza estaria de fato livre? O direito sobre todas as coisas resulta em benefÃcio? Hobbes à defensor da ideia de que todo homem naturalmente deseja manter acesas as chamas da vida e viver confortavelmente. Na visÃo do filÃsofo, homem livre à aquele que, em relaÃÃo Ãs aÃÃes que tem vontade de praticar ou de negar, nÃo à impedido de fazer como deseja. Diante disso, pressupÃe-se que, na ausÃncia do poder estatal, os indivÃduos tÃm liberdade ilimitada a todas as coisas. Tal apresentaÃÃo do direito Ã, porÃm, especiosa e resulta em uma contradiÃÃo em relaÃÃo à marcha do desejo humano. Ora, o direito a tudo à como se fosse algo inÃtil para a realizaÃÃo do desejo de vida confortÃvel e do interesse pela autoconservaÃÃo. Para cada homem tudo à seu, mas os efeitos contidos no interesse de todo homem ao entender que tudo lhe pertence (inclusive o corpo do outro) sÃo desprovidos de Ãxitos. Tendo isso em vista, no primeiro capÃtulo examina-se a hipÃtese de que, se, por um lado, a liberdade permitida pelas condiÃÃes naturais nÃo nega o direito à existÃncia biolÃgica, por outro, acaba por impedir ou obstruir que os indivÃduos obtenham os recursos necessÃrios à expectativa de vida confortÃvel. No segundo capÃtulo sustenta-se a hipÃtese de que o Estado consiste em um mecanismo adequado para a realizaÃÃo e a efetivaÃÃo da liberdade humana; que no Estado (e tÃo somente nele) se encontram melhores condiÃÃes de vida. Com base nesses dois interesses, os homens constroem o Grande Deus Mortal, o LeviatÃ, para se protegerem de si mesmos. Para construirmos essa argumentativa, à preciso que tenhamos antes de tudo compreendido o que o autor entende por natureza humana e por estado de natureza â a situaÃÃo hipotÃtica na qual a espÃcie humana vive em estado de guerra de todos contra todos.

ASSUNTO(S)

thomas hobbes liberdade poder seguranÃa proteÃÃo liberty power security protection filosofia filosofia inglesa filosofia polÃtica estado ciÃncia polÃtica - filosofia hobbes, thomas, 1588-1679 - crÃtica e interpretaÃÃo

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