Movimento social da diversidade sexual e polÃtica social: quais sÃo os dilemas? / Social movement of sexual diversity and social policy: which are the dilemmas?

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

11/12/2011

RESUMO

Este estudo analisa a funÃÃo das polÃticas sociais da diversidade sexual, o papel da V ConferÃncia Municipal de PolÃticas PÃblicas LGBT e elementos do movimento da consciÃncia presentes em um grupo do movimento social da diversidade sexual do municÃpio de Campinas/SP. A pesquisa foi realizada pelo registro da participaÃÃo de 11 integrantes do grupo na reuniÃo preparatÃria para a conferÃncia. A reuniÃo foi gravada e transcrita com a autorizaÃÃo de seus membros. Dentre os participantes havia um dos fundadores do grupo e participantes que comeÃaram a ir a suas reuniÃes este ano. A anÃlise se utilizou do materialismo histÃrico dialÃtico, por meio da construÃÃo de unidades de sentido. Os resultados evidenciaram que os sujeitos nÃo distinguem polÃticas pÃblicas e polÃticas sociais e as separam das polÃticas econÃmicas. A ideolÃgica universalizaÃÃo do ser humano como cidadÃo, pelo Estado, foi revelada por meio da revolta, e a polÃtica social foi reconhecida como limitada, mas a contradiÃÃo se expressa no âruim com ela, pior sem elaâ. O processo da realizaÃÃo da V ConferÃncia Municipal de PolÃticas PÃblicas para LGBT de Campinas/SP, como instrumento de participaÃÃo popular, à tido como limitado, sem efetividade, mas suas contradiÃÃes ainda nÃo foram explicitadas. Mesmo assim, o grupo reconhece que esse processo pode ser um importante espaÃo de encontro do prÃprio movimento e de pessoas novas, bem como momento de formaÃÃo tendo a possibilidade de revelar as contradiÃÃes do Estado, enquanto mediador da inconciliÃvel desigualdade imposta pela luta de classes. Foi possÃvel observar o movimento contraditÃrio da consciÃncia comprometendo os rumos do movimento, levando-o a adaptar-se à ordem, alienar o ser humano de sua condiÃÃo de desenvolvimento, descolando a subjetividade da objetividade, da materialidade que a determina e impossibilitando a passagem para a consciÃncia da necessidade de transformaÃÃo da sociedade.

ASSUNTO(S)

movimento social da diversidade sexual polÃtica social consciÃncia sexual diversity social movement social political consciousness psicologia

Documentos Relacionados