Modelo de implantaÃÃo de GestÃo do Conhecimento para InstituiÃÃo PÃblica de Ensino Superior: estudo de caso no CEFET de UrutaÃ

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Para manter-se em posiÃÃo de destaque e responder Ãs necessidades e mudanÃas contÃnuas do mercado e dos clientes, um nÃmero crescente de empresas vem percebendo o quanto à importante âsaber o que elas sabemâ e ser capaz de tirar o mÃximo proveito de seus ativos de conhecimento. A denominaÃÃo dada a este ativo, nÃo à o ponto mais importante, pode ser capital intelectual, propriedade intelectual, etc. O mais importante à saber como aplicÃ-lo em seus processos a fim de agregar valor aos seus produtos. A GestÃo do Conhecimento, que jà nÃo à mais um modismo, passa a ser um dos principais caminhos para a sobrevivÃncia e destaque de uma empresa. Apesar de concreta, sua definiÃÃo e sua implantaÃÃo ainda constituem um grande dilema para as empresas e para os estudiosos do assunto. Este trabalho à baseado na proposta de Karl Wiig (1999b) para a implantaÃÃo da GestÃo do Conhecimento. Este trabalho analisa a aplicaÃÃo desta proposta na CoordenaÃÃo da Ãrea de InformÃtica do Centro Federal de EducaÃÃo TecnolÃgica de UrutaÃâ CEFET UrutaÃ.

ASSUNTO(S)

intellectual property capital intelectual active of knowledge computing area knowledge management (km) propriedade intelectual ativo do conhecimento administracao de sistemas educacionais intellectual capital Ãrea de informÃtica gestÃo do conhecimento (gc)

Documentos Relacionados