Balanceamento dinÃmico de jogos: uma abordagem baseada em aprendizagem por reforÃo / Dynamic balancing of games: a boarding based on learning for reinforcement

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

The entertaining value of digital games depends on issues like graphical interface, story, and gameplay. One of the elements that affect gameplay is the challenge faced by the user, which is defined by game balancing. Balance means to provide adequate challenges, avoiding the extremes of getting the player bored with trivial tasks or becoming frustrated with unachievable goals. Due to the great diversity among game users, in terms of skills and experiences, the difficulty perceived by each one is influenced by their individual characteristics. The adaptation of challenges to each player is made through dynamic game balancing, the process of automatically evaluating the user profile and proposing challenges adequate to his or her skills. This work presents an original method of dynamic game balancing based on reinforcement learning. Our approach divides the problem in two dimensions: competence (the knowledge) and performance (the actual use of knowledge). In order to obtain competence, we create intelligent agents capable of discovering, through reinforcement learning, different playing strategies. In order to adapt performance, we define and make these agents use an action selection policy that chooses, among the learned strategies, the most suitable for each user. The proposed method and other approaches found in the literature are implemented, tested, and compared in a fighting game. The experiments executed through simulations with other agents show that the proposed method successfully adapt to different opponentsâ profiles. Additionally, tests with real players are executed, applying a method of evaluating game balancing based on usability techniques. The results reveal the advantages and limitations of each approach and provide evidence that an adequate game balance effectively improves entertainment.

ASSUNTO(S)

aprendizagem por reforÃo intelligent interfaces interfaces inteligentes user adaptation testes de usabilidade game balancing usability tests adaptaÃÃo ao usuÃrio ciencia da computacao balanceamento de jogos reinforcement learning

Documentos Relacionados

Você sabe o que escrever na introdução do seu TCC? Você já parou na frente do seu computador sem ter a menor ideia sobre a introdução do seu TCC, o que escrever e por onde começar? Eu já passei por isso. E como eu não desejo essa situação para ninguém, é hora de resolver esse problema. Muita gente, mas muita gente mesmo me pergunta: “Amilton, o que eu devo escrever na Introdução do meu TCC?” Aí vai a resposta: A Introdução do seu TCC é Ler artigo

Uma Monografia Pronta em 5 Passos? Veja como isso é possível AGORA! Seu TCC é uma Monografia?… hum… como é que eu vou te dizer isso… o gato subiu no telhado… Tô Brincando! Mas eu tenho uma boa e uma má notícia para te dar. Qual você quer primeiro?… bom, não vai dar para esperar você responder, então, vou começar pela ruim mesmo: a monografia é o modelo de TCC que mais tem volume de conteúdo, principalmente se a gente comparar com um artigo científico, por exemplo. Ler artigo

Se o seu (des)orientador pediu para você fazer os Resultados e Discussão no TCC, mas não te explicou o que é isso e nem mostrou Como Fazer, este artigo é para você! Você quer Aprender Definitivamente O Que São e Como Fazer os Resultados e Discussão no seu TCC, não quer? Então, você tem que dar uma olhada no VÍDEO deste artigo. Aprenda de maneira Rápida e Definitiva Como Fazer os Resultados e Discussão no TCC, com exemplos Simples e Objetivos para trabalhos com Pesquisa de Campo Ler artigo

Para ter um TCC pronto, é preciso perder o medo. E se você está perdido ou se sentido incapaz, você precisa saber: A Culpa não é sua! Descubra Agora a Mentira que te venderam (por um tempo, eu também comprei…) Quem tem medo do TCC? Eu não sei você, mas, durante um bom tempo, eu tive muito! Eu me sentia perdido, sozinho e incapaz de fazer o meu trabalho. Eu tinha certeza de que nuca teria um TCC pronto. E se você acha que o Ler artigo

Que tal aprender, de uma vez por todas, como fazer uma Justificativa de TCC, aplicando a poderosa técnica do Roteiro de Consequências? É impressionante! O quê? A técnica do Roteiro de Consequências? Sim. Ela também. E você vai conhecer essa técnica no vídeo deste artigo e vai ver Como Fazer a Justificativa do TCC com base em 2 exemplos simples e práticos. Para você, finalmente, deixar a sua Justificativa de TCC pronta! Mas, primeiro, eu preciso dizer: É impressionante! Como a Justificativa é um ponto Ler artigo