Leveduras probióticas no processo de translocação bacteriana em modelo experimental de obstrução intestinal em camundongos

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Existem evidências dos efeitos benéficos dos probióticos na proteção da barreira intestinal e modulação da função imunológica, reduzindo a translocação bacteriana (TB). O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos das células viáveis e não viáveis dos probióticos, Saccharomyces boulardii (Sb) e Saccharomyces cerevisiae UFMG 905 (Sc) na TB induzida em modelo murino de obstrução intestinal (OI), assim como os mecanismos de ação. Foram utilizados 6 grupos de animais. Grupo I: Sham; Grupo II: OI; Grupo III: OI + Sb; Grupo IV: OI + Sb não viável, Grupo V: OI + Sc ; Grupo VI: OI + Sc não viável. Os animais receberam durante 10 dias por gavagem solução salina (grupos I e II) ou tratamento com células viáveis ou não viáveis dos respectivos probióticos os (III a VI). No décimo dia, todos os camundongos foram submetidos a OI, exceto o grupo I. A TB que foi determinada por meio da captação de 99mTc-Escherichia coli no sangue, linfonodos mesentéricos, fígado, baço e pulmões e foi significativamente maior no grupo II em relação ao grupo I. Os tratamentos com ambas as leveduras, com células viáveis e não viáveis, reduziram a TB para o sangue e todos os órgãos investigados, além de inibirem o aumento da permeabilidade intestinal, conforme determinado pela captação no sangue do 99mTc-DTPA. Esses dados foram coerentes com o exame histológico intestinal que mostrou lesões mais graves no grupo II quando comparado aos grupos I e tratados com probióticos. Além disso, os tratamentos com probióticos foram capazes de aumentar significativamente (p <0,05) os níveis de IL-10, e tiveram o mesmo efeito sobre os níveis de sIgA quando comparados com os animais do grupo II. O grupo VI foi o único a não apresentar aumento significativo nos níveis de sIgA. Concluindo, os tratamentos com os dois probióticos viáveis ou não foram capazes de impedir a TB, provavelmente por imunomodulação e pela manutenção da integridade da barreira intestinal. No caso da levedura S. cerevisiae UFMG 905 alguns de seus efeitos, como estímulo à produção de sIgA, parecem depender de sua viabilidade.

ASSUNTO(S)

probióticos teses. absorção intestinal teses. sistema gastrointestinal doenças teses. leveduras (fungos) teses. resposta imune teses. saccharomyces boulardii teses. saccharomyces cerevisiae teses. alimentos teses.

Documentos Relacionados