Um soldado na frente de batalha, um cientista no laboratório. A vanguarda de Aleksandr Rodchenko entre a cultura visual e a cultura política
AUTOR(ES)
Zerwes, Erika
FONTE
An. mus. paul.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2015-06
RESUMO
Este artigo busca retomar o período anterior à adoção da fotografia como meio artístico privilegiado por Aleksandr Rodchenko (1891-1956), por entender que a fotografia significou não uma ruptura, mas, ao contrário, fez parte de uma experimentação visual mais abrangente que ele conduziu na década de 1920. Busca-se também recolocar esta produção artística dentro da cultura política com a qual travou um constante e íntimo diálogo. Ao refazer os caminhos que levaram Rodchenko da pintura à fotografia, buscamos assim melhor compreender e detalhar o compromisso político que animou a produção artística da época, e a de Rodchenko em particular, entendida então como uma práxis política e social mais ampla, da qual a fotografia foi uma das partes constitutivas.
ASSUNTO(S)
aleksandr rodchenko vanguarda russa cultura política cultura visual fotografia
Documentos Relacionados
- The eloquent photography : art and politics in Aleksandr Rodchenko (1924-1930)
- A resistencia no regime militar : o docente/cientista frente a politica de ciencia e tecnologia
- Mulheres e espaço público em Bogotá, Colômbia: ‘Um campo de batalha, de risco, de medo’
- Laboratório de signos: a produção de significações na cultura visual digital
- Argentinos e brasileiros frente ao estado : um estudo de cultura política comparada