Os sinsignos icônicos nas 66 classes de signos: uma análise semiótica da fonte tipográfica Univers Revolved
AUTOR(ES)
Borges, Priscila Monteiro
FONTE
Galáxia (São Paulo)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2013-12
RESUMO
O potencial analítico dos modelos de três e dez classes de signos de C. S. Peirce é reconhecido pelos pesquisadores da área. O mesmo não se pode dizer do sistema de 66 classes. Pouco conhecido, pois foi deixado em aberto por Peirce, e ainda é alvo de muitas discussões a respeito de sua aplicabilidade. Com o propósito de mostrar o seu potencial analítico, este artigo apresentará uma análise dos sinsignos icônicos extraída de uma análise completa de uma fonte tipográfica fundamentada no sistema de 66 classes de signos. Além de corresponder à parte empírica de uma pesquisa teórica, que propõe de um modelo analítico com as 66 classes, a análise mostra detalhes da relação entre sinsignos icônicos e qualissignos que não podem ser percebidos nos sistemas com menos classes, o que é uma evidência da contribuição do sistema de 66 classes a semiótica.
ASSUNTO(S)
semiótica aplicada c. s. peirce tipografia
Documentos Relacionados
- FOGOS DE ARTIFÍCIO, BANDEIRAS E SIGNOS: VOZES DAS RUAS DE UMA INGLATERRA PÓS-BREXIT
- Didática dos Signos: ressonâncias na Educação Matemática contemporânea
- Laboratório de signos: a produção de significações na cultura visual digital
- Os diagramas de C. S. Peirce para as dez classes de signos
- Os signos educativos presentes no cinema: uma análise dos filmes dos trapalhões da década de 1980