Jogos pedagógicos em matemática no ensino médio: mais que motivação, metodologia
AUTOR(ES)
Maria Helena Soares de Souza
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Autores com publicações reconhecidas pela comunidade científica, em Educação e Psicologia da Educação, afirmam que a prática da utilização do jogo pedagógico tem sido efetiva em qualquer nível de ensino. Porém, o jogo é pouco utilizado como elemento de ensino/aprendizagem eficaz em Matemática, para o Ensino Médio, mas sim como componente motivador pedagógico. Foi tomada como ponto de partida, a indagação sobre a possibilidade do uso do jogo pedagógico, em Matemática para o Ensino Médio, a ser considerado metodologia, para além da metodologia de resolução de problemas, como a voltada para o desenvolvimento do estudante, que ajuda a conduzir à liberdade emancipatória social. A pesquisa mostrou a utilização no Ensino Médio, de forma específica para a Matemática, valendo-se de conteúdos considerados mais espinhosos, como a Trigonometria e a Matemática da casualidade, com todos os passos que antecedem e sucedem o procedimento de caráter lúdico, analisados e comparados, como metodologia e não como elemento meramente motivador. A pesquisa é composta do estudo e das análises de representações culturais dos jogos, destacando as funções pedagógicas e sociais, a partir do ensino da Matemática, evidenciado o trajeto sócio-cultural, tomado em conta não ser possível pensar em funções pedagógicas para o jogo sem pensar em ligações interdisciplinares com a Arte, a Filosofia sobretudo a Ética -, a Antropologia, a Língua Materna, a História e a Psicologia. A tese desenvolveu-se em dois níveis paralelos, conectados e orientados, como num sistema cartesiano: num eixo encontra-se o embasamento teórico e, no outro, a criação e a aplicação da metodologia da utilização de jogos pedagógicos em Matemática para o Ensino Médio, especificamente para os conteúdos Matemática da Casualidade e Trigonometria. O embasamento teórico desenvolveu-se por assuntos, nas três primeiras partes, enquanto a validação da prática e as conclusões foram apresentadas nas duas partes finais
ASSUNTO(S)
cultural representations representações culturais ensino médio pedagogical game high scholl jogos pedagógicos educacao
ACESSO AO ARTIGO
http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5882Documentos Relacionados
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