Jogar para aprender lingua estrangeira na escola

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

1996

RESUMO

Esta pesquisa busca focalizar o que acontece em sala de aula quando o professor utiliza jogos como procedimentos para a aquisição de língua estrangeira. Os jogos por si sós não constituem a solução ideal no processo complexo que é ensinar e adquirir uma segunda língua, mas um instrumento de motivação e de exposição do aprendiz à língua-alvo. Esta pesquisa procura ainda detectar em aulas com jogos o tipo de motivação que envolve os alunos, se ela é alta, se o clima é propício à aquisição, se a interação é significativa em termos de possibilitar desafios entre os alunos, se ocorre interlíngua fatores esses fundamentais à aquisição de uma outra língua. E em que tipo de jogos tais aspectos ocorrem com maior freqüência. Existem vários tipos de jogos. Como resultados deste trabalho de pesquisa com jogos em sala de aula é positivo afirmar que jogos com foco em regras gramaticais são muito limitados, devem ser utilizados jogos com atividades com foco na forma (palavras, frases) para iniciantes, assim como os jogos com atividades significativas que focalizam forma e significado. Os que têm prioridade nesta tese para uso pedagógico focalizam o significado, tratam do desenvolvimento cognitivo dos alunos, de suas capacidades de pensar, de inferir e de produzir linguagem. Da análise dos dados foi possível deprender que, neste tipo de tarefa o aspecto processual é o que conta. A aquisição é também um processo, e a meta final dos alunos não deve ser o produto, mas o processo, i. é., todo o desenrolar de situações que leva a pensar, a interagir, a participar. O que se prioriza em jogos no ensino é o uso da língua-alvo em situações de espontaneidade e de negociação do significado entre os participantes. As tarefas embutidas nos jogos constituem o instrumento através do qual a língua-alvo é usada no contexto da sala de aula. Tais tarefas podem representar situações autênticas de uso para o aluno e são, portanto, significativas a ponto de poderem deflagrar aquisição. O objetivo final deste trabalho é contribuir com alguma teoria - fruto de muita leitura, da reflexão e da observação em situações de aquisição-aprendizagem - e com algumas idéias práticas de uso de jogos ef!1 sala de aula de onde possivelmente surgirão novas explicações para procedimentos em jogos dentro do processo contínuo de aprender a comunicar numa nova língua.

ASSUNTO(S)

jogos educativos interação social aquisição da segunda linguagem

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