Jogos Educativos
Mostrando 1-12 de 87 artigos, teses e dissertações.
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1. Serious games para educação sexual de adolescentes e jovens: revisão integrativa de literatura
Resumo Objetiva-se mapear jogos educativos relacionados à sexualidade de adolescentes/jovens, a partir de publicações ocorridas na última década (2011 a 2020). Realizou-se uma revisão integrativa nas bases de dados Web of Science, SCOPUS, MEDLINE/PubMed e LILACS em setembro de 2020, com a inclusão final de 16 estudos. Identificaram-se jogos desenvolvi
Ciência & Saúde Coletiva. Publicado em: 2022
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2. Conteúdo sobre drogas em jogos para dispositivos móveis
RESUMO Objetivo Analisar o conteúdo sobre drogas de jogos para dispositivos móveis. Método Estudo exploratório de abordagem qualitativa. Tomaram-se por referência a crítica da saúde coletiva ao ideário da educação proibicionista e os fundamentos da educação emancipatória na área de drogas. A partir de critérios de inclusão e exclusão, se
Rev. esc. enferm. USP. Publicado em: 14/10/2019
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3. Mobile application for the teaching of the International Classification for Nursing Practice
RESUMO Objetivo: Desenvolver um aplicativo móvel para o ensino da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Métodos: Estudo metodológico aplicado, de produção tecnológica, realizado em três fases do modelo de design instrucional contextualizado: análise, design e desenvolvimento. Resultados: O aplicativo possui uma tela inicial,
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 19/08/2019
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4. Habilidades adaptativas sociais e conceituais de indivíduos com deficiência intelectual
RESUMO Objetivo Analisar as habilidades sociais e conceituais de pessoas com deficiência intelectual. Método Pesquisa descritiva com 100 cuidadores, nove professores e 100 pessoas com deficiência intelectual de uma Instituição Filantrópica de Campina Grande, Paraíba, Brasil. A idade dos indivíduos que participaram do estudo variou entre 9 e 83 anos
Rev. esc. enferm. USP. Publicado em: 29/07/2019
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5. O jogo como prática de saúde
O livro O jogo como prática de saúde é resultado de estudos iniciados em 2009 que buscaram articular três campos do conhecimento: a saúde, a comunicação e os jogos. Marcelo Simão de Vasconcellos, Flávia Garcia de Carvalho e Inesita Soares de Araujo nos trazem uma proposta inovadora: valorizar os jogos como prática humana e social e considerar seu potencial criativo para integrá-los às práticas de saúde. O ineditismo fez do livro o primeiro da coleção Fazer Saúde, que vem se somar às outras sete da Editora Fiocruz – Antropologia e Saúde; Bioética e Saúde; Criança, Mulher e Saúde; História e Saúde; Loucura e Civilização; Saúde dos Povos Indígenas; e Temas em Saúde. Os autores privilegiam a análise dos jogos digitais, amplamente disseminados nas sociedades contemporâneas, mas pouco estudados além de duas categorias – a de jogos educativos e a de instrumento de divulgação científica. Para isso, descrevem e discutem experiências como o uso de newgames sobre epidemias; os jogos voltados para grupos que vivenciam doenças de difícil abordagem, como crianças com Síndrome de Down ou autismo; e outros desenvolvidos pra pessoas idosas com o objetivo de reduzir o risco de Alzheimer. A discussão vai além do uso terapêutico dos jogos: trata da sua inserção em contextos sociais e culturais mais amplos e do envolvimento na experiência lúdica de grupos de referência.
Autor(es): Vasconcellos, Marcelo Simão de; Carvalho, Flávia Garcia de; Araujo, Inesita Soares de
Editora FIOCRUZ. Publicado em: 2018
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6. Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português
Resumo: A pesquisa objetivou analisar as práticas pedagógicas empregadas pelos professores portugueses de Biologia que favorecessem o desenvolvimento de habilidades e de competências no ensino desta disciplina. Participaram deste estudo 94% dos professores de Biologia atuantes no Ensino Secundário da cidade portuguesa de Bragança (Nordeste de Portugal).
Ciênc. educ. (Bauru). Publicado em: 2017-06
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7. Desenvolvimento e validação de instrumento para avaliar a ludicidade de jogos em saúde
Resumo OBJETIVO Elaborar e validar um instrumento para a avaliação da ludicidade de jogos em contextos educativos da saúde. MÉTODO Pesquisa metodológica, exploratória e descritiva, desenvolvida em duas etapas: 1. aplicação de questionário aberto a 50 graduandos, com análise de conteúdo das respostas e cálculo do coeficiente Kappa para fechament
Rev. esc. enferm. USP. Publicado em: 2015-12
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8. Características atribuídas a jogos educativos: uma interpretação Analítico-Comportamental
Resumo:Há muitas maneiras de arranjar contingências para promover a aprendizagem, sendo os jogos educativos uma delas. Este artigo apresenta uma revisão da bibliografia relativa a pesquisas empíricas que empregaram jogos educativos para a coleta de dados com o objetivo de identificar argumentos em que os autores especificam as características dos jogos
Psicol. Esc. Educ.. Publicado em: 2015-08
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9. Grupo de mulheres na comunidade: (re)construindo saberes em saúde
Objetiva-se descrever a experiência vivenciada com um grupo de mulheres de uma comunidade de Fortaleza (CE) na realização de atividades educativas em saúde, com o intuito de fortalecer o autocuidado e a promoção da saúde das mulheres, além de contribuir para o aumento da autonomia e cidadania. Os temas discutidos foram eleitos pelas participantes, re
Cad. saúde colet.. Publicado em: 2013-09
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10. Educação sobre drogas: uma proposta orientada pela redução de danos
Diante do fracasso das políticas centradas na condenação do uso de drogas, este trabalho visa contribuir para o desenvolvimento de uma proposta educativa informada pela contextualização dos aspectos socioculturais, econômicos e políticos desse fenômeno e pelo conceito de redução de danos (RD). Para tanto, por meio de entrevistas, investiga as visõ
Educ. Pesqui.. Publicado em: 07/06/2013
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11. Competição e cooperação: na procura do equilíbrio
O artigo analisa o conteúdo das mensagens que coloca a proposta dos jogos cooperativos como superior aos jogos competitivos, especialmente quando se propõe uma educação transformadora em relação aos valores sociais humanos. Para tanto, foram analisadas as principais ideias dos autores que têm se dedicado ao estudo dos jogos cooperativos. De uma forma
Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Publicado em: 2013-03
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12. Fatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamental
A presente pesquisa teve como objetivo analisar os aspectos cognitivos, sociais e afetivos, indicadores de fatores protetivos, em alunos frequentadores da Sala de Apoio à Aprendizagem, por meio do jogo Rummikub. Assumindo o aporte teórico-metodológico de Jean Piaget, o jogo é entendido como um espaço de interação e de possíveis trocas no qual os aspe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012